CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro leva virada do Palmeiras e se complica por vaga na Libertadores

Mineirão recebeu a partida entre Cruzeiro e Palmeiras pela 37ª e penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Em uma noite pouco inspirada, sem a presença de público ou bom futebol, o Cruzeiro se distanciou ainda mais do sonho de jogar a Copa Libertadores em 2025. A Raposa perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras, nesta quarta-feira (4/12), no Mineirão, em Belo Horizonte. O tropeço na partida da 37ª rodada impediu o time celeste de voltar ao G8 da Série A.

Camisa 10 do Cruzeiro, o meia-atacante Matheus Pereira abriu o placar no início do segundo tempo. Depois, o Palmeiras conseguiu virar o jogo, gols do meio-campista Maurício e do atacante Estevão William.

O resultado foi bom para o Palmeiras, que impediu o Botafogo de se sagrar campeão brasileiro com uma rodada de antecedência. Ainda há esperança para o Verdão, adversário direto do Glorioso na luta pelo título.

Por que não houve torcida no Mineirão?

Por causa de um imbróglio entre a Confederação Brasileira de Futebol, o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar, não houve a presença de torcedores nesse duelo. A decisão foi tomada porque as partes não entraram em um acordo sobre a segurança de cruzeirenses e palmeirenses. 

Em outubro, a torcida organizada Mancha Verde, do Palmeiras, armou uma emboscada para a Máfia Azul, do Cruzeiro. O crime culminou na morte de um torcedor celeste e em 17 feridos. Tudo ocorreu na Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, no interior de São Paulo.

Tabela do Campeonato Brasileiro 

Com a vitória, o Palmeiras se manteve vivo na briga pelo título do Brasileirão. A equipe paulista chegou aos 73 pontos – três a menos que o líder Botafogo.

Já o Cruzeiro está em nono, com 49 pontos – um a menos que o Bahia, primeiro time dentro do G8. Para ir à Libertadores, a Raposa precisa vencer o Juventude na 38ª rodada e contar com tropeço do Tricolor de Aço, que enfrenta o já rebaixado Atlético Goianiense.

  • Próximo jogo do Cruzeiro será contra o Juventude, no domingo, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
  • Próximo jogo do Palmeiras será contra o Fluminense, no domingo, às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo

Cássio salva Cruzeiro de levar goleada no primeiro tempo

O Cruzeiro começou o jogo dando muitos espaços para o Palmeiras. Falhas na saída de bola e em posicionamentos geraram lances de extremo perigo para o Verdão.

Estêvão William finalizou duas vezes: um chute foi defendido pelo goleiro Cássio, e outro travado pelo lateral-esquerdo Marlon. Felipe Anderson invadiu a defesa, limpou a marcação e chutou colocado. A bola passou rente à trave esquerda e foi para fora.

Passados esses sustos na defesa, o Cruzeiro melhorou e conseguiu pressionar o Palmeiras com chegadas de Lautaro Díaz. O atacante desperdiçou ótimas chances de abrir o placar. Primeiro, teve chute defendido pelo goleiro Weverton. Depois, foi desarmado pelos defensores.

Cássio ainda salvou o Cruzeiro em múltiplas finalizações de do lateral-direito Agustín Giay, do lateral-esquerdo Vanderlan, do volante Richard Ríos, do meia Raphael Veiga e de Estêvão e Felipe Anderson. O camisa 1 teve atuação monumental na etapa inicial.

Apesar de ter tido a oportunidade de marcar com Lautaro, o saldo dos primeiros 45 minutos do Cruzeiro foi ruim. Na maior parte do tempo, a equipe ficou presa na defesa.

Se não fosse a sequência de grandes defesas de Cássio, o Palmeiras poderia ter saído para o intervalo com larga vantagem no marcador.

Cruzeiro sai à frente, mas leva virada no segundo tempo

Após um retorno com com oportunidades mornas dos dois lados, o Cruzeiro conseguiu abrir vantagem aos 6′. Em grande contra-ataque, Marlon cruzou da lateral esquerda para o centro da área, de onde Matheus Pereira finalizou no contrapé de Weverton: 1 a 0.

Desesperado, o Palmeiras seguiu com postura ofensiva. Cássio salvou chute do centroavante Flaco López, e Veiga mandou um para fora.

E esse esforço do time alviverde não foi em vão. Aos 15′, Maurício, que havia entrado dois minutos antes, empatou o jogo no Mineirão. O meia estava livre na entrada da área quando recebeu passe de Richard Ríos. A bola desviou em João Marcelo e passou por baixo dos braços de Cássio, que não conseguiu defender: 1 a 1.

Marlon, que participou do gol, teve boa chance de recolocar o Cruzeiro em vantagem, mas o chute parou nas mãos de Weverton. O Cruzeiro em nenhum momento conseguiu se impor diante do Palmeiras.

No fim, o Verdão sacramentou a vitória no Mineirão com um golaço. Aos 44′, Estevão cobrou falta com perfeição e acertou o ângulo esquerdo de Cássio: 2 a 1.

Mesmo sem contar com domínio igual ao que apresentou na primeira etapa, o Palmeiras saiu vitorioso com grande lance indivual da estrela do time.

CRUZEIRO 1 X 2 PALMEIRAS

Cruzeiro

Cássio; William, João Marcelo, Zé Ivaldo, Marlon; Ramiro, Lucas Silva e Japa (Fabrizio Peralta, aos 21’/2ºT): Matheus Pereira (Vitinho, aos 41’/2ºT), Gabriel Veron (Kaique Kenji, aos 41’/2ºT) e Lautaro Díaz (Tevis, aos 38’/2ºT). Técnico: Fernando Diniz

Palmeiras

Weverton; Agustín Giay (Mayke, aos 12’/2ºT), Murilo, Vitor Reis e Vanderlan (Caio Paulista, aos 29’/2ºT); Aníbal Moreno (Gabriel Menino, aos 13’/2ºT), Richard Ríos e Raphael Veiga (Lázaro, aos 33’/2ºT); Felipe Anderson (Maurício, aos 13’/2ºT), Estevão Willian e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

  • Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Data: 4 de dezembro de 2024
  • Gols: Matheus Pereira (Cruzeiro); Maurício e Estevão William (Palmeiras)
  • Cartões amarelos: Marlon, Anderson e Zé Ivaldo (Cruzeiro)
  • Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
  • Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
  • Não houve público ou renda
Compartilhe