Reforço do Cruzeiro para a temporada 2026, o atacante Néiser Villarreal vive imbróglio com o Millionarios em reta final de contrato – expira em 30 de novembro. O jovem ainda não se reapresentou após disputar o Mundial Sub-20 pela Seleção Colombiana e virou alvo de processo do clube de Bogotá.
Niéser tem pré-contrato assinado com o Cruzeiro desde setembro deste ano. O vínculo dele com o clube celeste será por cinco temporadas – até o fim de dezembro de 2030.
Apesar do litígio com o Millionarios, a transferência do jogador de 20 anos não deve ser afetada judicialmente ou pela Fifa, conforme avaliou o advogado Felipe Mourão, especialista em direito desportivo.
“Ao que tudo indica, o Cruzeiro firmou um pré-contrato válido com o jogador. A meu ver, tanto o jogador quanto o Cruzeiro agiram em conformidade com as regras de transferência da Fifa”, iniciou Mourão, nesta sexta-feira (24/10), em entrevista ao No Ataque.
O especialista ressaltou que apenas Villarreal corre o risco de prejuízo devido ao ‘sumiço’ no Millionarios. O ato de indisciplina do atacante pode acarretar em ressarcimento financeiro ao clube que o formou, além de punições restritas à esfera colombiana.
“O fato de o jogador ter deixado de se reapresentar confere ao clube o direito de apurar eventual falta grave do atleta ou até mesmo abandono de emprego. Isso pode resultar rescisão contratual por justa causa e consequentes indenização financeira e sanções desportivas ao jogador”, avaliou.
“O procedimento do Millonarios seria exclusivamente contra o jogador e tramitaria perante os órgãos colombianos, sem relação com a Fifa. A princípio, não há elementos de internacionalidade que justifiquem o envolvimento da Fifa”, elucidou Mourão.
Situação do Cruzeiro em possível punição a Niéser
“Até o momento, não vejo qualquer indício que justifique o envolvimento formal do Cruzeiro no litígio entre jogador e clube . Mesmo na hipótese de futura responsabilização, a transferência em si não seria automaticamente bloqueada, permitindo que o atleta siga exercendo normalmente sua profissão enquanto o procedimento tramita até a decisão final. Inclusive, é passível de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS)”, informou o advogado.
Situação de Néiser no Millonarios
O imbróglio entre Néiser e Millonarios começou no processo de tentativa de renovação contratual. Sem acordo, o jogador ficou livre para assinar com outra equipe para 2026.
Niéser tinha a reapresentação agendada pelo Millionarios para o dia 20 de outubro. No entanto, ele está sem dar notícias desde o início desta semana.
A última partida de Néiser pelo Millonarios foi ainda no primeiro semestre, antes da possibilidade de ele assinar pré-contrato com outro clube. O jogador fez 15 jogos e deu três assistências pelo time colombiano em 2025.
Esta não é a primeira vez que Néiser descumpre prazos no Millonarios. O atacante também demorou a se reapresentar depois de disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-20 pela Colômbia, no início deste ano, na Venezuela.
Niéser Villarreal no Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou a assinatura de um pré-contrato com a promessa colombiana em 9 de setembro. Ele deve se juntar ao clube ainda em 2025, pois o vínculo com o Millonarios termina no fim de novembro.
Néiser poderá se mudar para Belo Horizonte e treinar com os companheiros na Toca da Raposa 2 a partir de dezembro, mas não estará apto para reforçar o time nos jogos da reta final da temporada 2025.
Niéser Villarreal é joia do futebol colombiano
Além da medalha de bronze com a Seleção Colombiana, Villarreal encerrou a Copa do Mundo Sub-20 da Fifa como um dos artilheiros.
O reforço do Cruzeiro anotou cinco gols em seis jogos no Mundial disputado entre setembro e outubro deste ano, no Chile. Ele também anotou uma assistência na competição.
O grande momento de Néiser Villarreal no Mundial Sub-20 foi o hat-trick na vitória colombiana por 3 a 2 sobre a Espanha nas quartas de final.
Néiser se destacou tmabém pela Seleção Colombiana no Sul-Americano Sub-20 deste ano. O atacante terminou como artilheiro da competição, com oito gols marcados.