CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio rebaixa Goiás, vai à Libertadores e sonha com título

Com o resultado, o Grêmio é o quinto colocado, com 62 pontos, e garantiu vaga pelo menos na fase preliminar da Libertadores
Foto do autor
Compartilhe

Nesta quinta-feira, o Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa saíram atrás, mas buscaram a virada que garantiu vaga na Libertadores, manteve o time vivo na briga pelo título e rebaixou a equipe visitante.

Com o resultado, o Grêmio foi a 62 pontos, estabeleceu-se no G6 e garantiu vaga pelo menos na fase preliminar da Libertadores. Além disso, o Tricolor Gaúcho fica apenas quatro pontos atrás do líder Palmeiras e segue vivo na briga pelo título. Para isso, vai precisar vencer os próximos dois jogos e torcer por tropeços de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Botafogo. Já o Goiás é o 18º colocado, com 35 pontos, e está matematicamente rebaixado.

Pela penúltima rodada do Brasileirão, as duas equipes voltam a campo neste domingo, às 18h30 (de Brasília). Em Porto Alegre, o Grêmio terá pela frente o Vasco, que briga pela permanência na primeira divisão. Já o Goiás encara o Fortaleza, na Arena Castelão, em busca de vaga na Copa Sul-Americana.

O jogo

Os minutos iniciais foram equilibrados, com o Grêmio chegando na área adversária, mas sem oferecer perigo. Do outro lado, o Goiás soube se defender e foi efetivo na primeira oportunidade para abrir o placar. Aos 27 minutos, Morelli foi acionado no meio-campo e saiu na cara do gol. Com tranquilidade, o volante tocou por baixo de Caíque para colocar os visitantes na frente.

A segunda etapa começou movimentada, com Caíque fazendo defesa em cima da linha após cabeceio, para evitar o segundo gol do Goiás. Aos quatro minutos, em contra-ataque rápido, Luis Suárez recebeu na intermediária e encontrou Ferreira entrando na área. Pela esquerda, o atacante cortou para dentro e chutou cruzado para deixar tudo igual.

O gol deu força para o Grêmio, que partiu para cima e ampliou o placar aos dez minutos. Após boa troca de passes, Bruno Melo cortou mal a bola, Cristaldo aproveitou a sobra e finalizou de primeira para colocar os donos da casa na frente. A virada tranquilizou o time de Renato Gaúcho, e a equipe chegou perto do terceiro gol com Suárez sendo muito acionado, mas o uruguaio parou na defesa rival.

GRÊMIO 2 X 1 GOIÁS

GRÊMIO: Caíque; Fábio (Pepê), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins), Vilassanti e Cristaldo (Nathan); Everton Galdino (Ferreira), Nathan Fernandes (André) e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira (Anderson Oliveira), Morelli, Luís Oyama (Edu) e Guilherme; Julián Palacios (Apodi) e Vinícius (Breno). Técnico: Márcio Henrique

Gols: Ferreira, aos 4, Cristaldo, aos 10 do 2T (Grêmio); Morelli, aos 27 do 1T (Goiás)
Cartões amarelos: Nathan Fernandes, Gustavo Martins e Carballo (Grêmio); Palacios e Apodi (Goiás).

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Souza Oliveira (Fifa-CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (VAR-SC)

Compartilhe