CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras leva golaço e fica no empate com Bragantino no Brasileiro

Time alviverde abriu o placar com Artur, ex-Bragantino, mas levou empate em belíssima finalização do lateral Juninho Capixaba no segundo tempo
Foto do autor
Compartilhe

Por Gazeta Esportiva

Palmeiras e RB Bragantino ficaram no empate neste sábado (13), no Allianz Parque, em partida válida pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado de 1 a 1 no equilibrado confronto deixou o Verdão com 14 pontos na tabela de classificação — sem conseguir, portanto, voltar a dormir na liderança da disputa nacional.

Artur marcou para o clube palestrino e confirmou a ‘Lei do Ex’, mas Juninho Capixaba, em chutaço de fora da área, anotou o gol que decretou a igualdade no marcador.

Com o resultado, o Palmeiras permanece na vice-liderança do Brasileirão, com campanha de quatro vitórias e dois empates. O RB Bragantino, por sua vez, sobe momentaneamente para a 13ª colocação, com 7 pontos conquistados. Este foi o quarto empate do Massa Bruta na competição.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Alviverde tem clássico pela frente. A equipe de Abel Ferreira vai até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, às 21h (de Brasília) do próximo sábado. No mesmo dia, mas às 18h30, o RB Bragantino recebe o Athletico-PR em Bragança Paulista.

Entretanto, os comandados do técnico português agora viram a chave para a Copa do Brasil — já que o próximo compromisso do Verdão é no meio de semana, pela competição nacional de mata-mata. No último jogo da sequência de três partidas seguidas em casa, o Palmeiras recebe o Fortaleza na quarta-feira, às 19h, pela partida de ida das oitavas de final da disputa.

O jogo

A primeira grande oportunidade da partida saiu dos pés de Hurtado, do RB Bragantino. Logo no primeiro minuto de jogo, o lateraal recebeu pela direita e achou Eric Ramires livre dentro da área. O camisa 7, entretanto, não pegou bem na bola e, de frente para Weverton, chutou para fora.

O Palmeiras tentou responder à altura com Raphael Veiga. Na primeira chance do camisa 23, que recebeu bom passe de Artur pelo meio, o chute explodiu na zaga do Massa Bruta; depois, nova linda assistência do camisa 14 e mais uma finalização que ficou na marcação rival. A grande oportunidade, mesmo, saiu aos 13 minutos: Veiga bateu de longe, buscando o ângulo, e a bola passou perto da trave de Cleiton.

Cada vez mais impondo seu volume ofensivo ao longo do primeiro tempo, o time da casa foi amadurecendo o próprio gol. Quem voltou a assustar, entretanto, foram os visitantes: aos 24 minutos, Juninho Capixaba levantou bola perigosa para a área e Eduardo Sasha, livre de marcação, cabeceou na rede pelo lado de fora.

Três minutos depois, Veiga cobrou escanteio com precisão e Luan subiu no segundo andar para cabecear; a bola, contudo, acertou o travessão visitante. Aos 32, foi a vez de Gabriel Menino arriscar em chute colocado de fora da área — que terminou em bela defesa de Cleiton.

A reta final da primeira etapa exemplificou o cenário apresentado durante todo o período. Mandante, o Palmeiras controlava as ações ofensivas; no entanto, de maneira organizada, o RB Bragantino respondia à altura com chegadas de ataque mais raras, porém contundentes.

2º tempo

No segundo tempo, a primeira chance de perigo foi palmeirense. Veiga recebeu de fora da área e arriscou chute longo, que foi espalmado por Cleiton. No escanteio proveniente da jogada, o próprio camisa 23 fez a cobrança e Dudu cabeceou, obrigando nova defesa do goleiro do RB Bragantino; no rebote, Artur, de peixinho, carimbou a trave.

Aos 16, Vitinho, que tinha acabado de entrar, encheu o pé e obrigou Weverton a defender de manchete, jogando a bola para tiro de canto.

Quando o cronômetro da etapa final apontava 19 minutos, o gol palmeirense saiu. Veiga bateu escanteio, Gustavo Gómez desviou e Artur apareceu para completar, de cabeça, para o fundo das redes: ‘Lei do Ex’ consagrada e marcador inaugurado no Allianz Parque.

Só que a resposta do time visitante aconteceu pouco depois. Aos 25, Juninho Capixaba recebeu passe de Lucas Evangelista e acertou uma bomba de fora da área. A bola foi no ângulo, sem chance alguma para Weverton defender: 1 a 1.

A reta final da partida traduziu o que foi o confronto todo: equilíbrio. Tanto Palmeiras, principalmente com Endrick, quanto RB Bragantino tiveram boas chances para tirar o empate do marcador. Nada feito: ao apito final de Sávio Pereira Sampaio, aos 51 minutos, jogo encerrado na igualdade.

PALMEIRAS 1 X 1 RB BRAGANTINO

Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Data: 13 de maio de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Daniel Henrique da Silva Andrade (Fifa-DF)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Abel Ferreira e Gustavo Gómez (Palmeiras); Juninho Capixaba, Eric Ramires, Cleiton e Alerrandro (RB Bragantino)

GOLS: Artur, aos 19 minutos do 2ºT (Palmeiras); Juninho Capixaba, aos 25 minutos do 2ºT (RB Bragantino)

Público: 39.488 pessoas
Renda: R$ 3.109,221,95

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Fabinho (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Flaco López); Artur (Bruno Tabata), Dudu (Endrick) e Rony (Breno Lopes)
Técnico: Abel Ferreira

RB BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado (Aderlan), Eduardo, Natan (Léo Realpe) e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Eric Ramires e Lucas Evangelista (Alerrandro); Bruninho (Vitinho), Helinho (Henry Mosquera) e Eduardo Sasha
Técnico: Pedro Caixinha

Compartilhe