Veja 15 jogadores livres no mercado que podem reforçar clubes da Série A
Equipes ainda podem contratar novas peças, mas os atletas devem estar sem contrato desde 2 de agosto, no mínimo, data-limite da janela de transferências
A janela de transferências do futebol brasileiro terminou na quarta-feira (2/8). No entanto, as equipes brasileiras ainda podem se reforçar em 2023. Qualquer atleta sem contrato pode assinar com um novo clube. Veja na galeria abaixo 15 jogadores livres no mercado que podem reforçar clubes da Série A.
Cria do River Plate, Roberto Pereyra teve passagens sólidas por Watford e Udinese, além de ter sido bicampeão da Itália com a Juventus. O meio-campista argentino tem 36 anos e é bem versátil.Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Para alguns o maior e melhor zagueiro do século XXI, Sergio Ramos está livre no mercado após uma passagem apagada no Paris Saint-Germain. O zagueiro espanhol de 37 anos é campeão mundial, bicampeão da Eurocopa e tem cinco taças da Champions League.
Foto: Valery HACHE / AFP
Cria da base de Estudiantes e Racing, clube em que surgiu, Luciano Vietto ficou na Europa de 2014 até 2020, com passagens por Atlético de Madrid, Sevilla e Fulham. O atacante completo de 29 anos está sem time desde que deixou o Al Hilal e está sendo sondado pelo Vasco.
Foto: KARIM JAAFAR / AFP
No Atlético, foram 19 jogos, cinco gols, dois grandes títulos – Brasileiro e Copa do Brasil – e apenas uma derrota. Diego Costa teve uma passagem relâmpago pelo Brasil em 2021, no Galo, após brilhar com as camisas de Atlético de Madrid e Chelsea. O centroavante de 34 anos está livre no mercado desde que deixou o Wolverhampton, onde não brilhou.
Foto: ADRIAN DENNIS / AFP
Uma opção mais viável e, possivelmente, mais econômica é o lateral-direito Bruno Peres. Com longa passagem pela Roma, o ala de 33 anos teve boa passagem no Santos e está livre após deixar o Tranbzonspor, da Turquia.
Foto: AFP / ANDREAS SOLARO
Assim como Sergio Ramos, o nome de Andrés Iniesta é unanimidade, mesmo com a idade avançada. Lenda do Barcelona e da Seleção da Espanha, o meio-campista de 39 anos deseja seguir jogando após deixar o Vissel Kobe, do Japão, que defendeu entre 2018 e 2023, após 18 anos no clube catalão.
Foto: AFP / KARIM JAAFAR
Maior artilheiro da história do Chile e líder da seleção no bicampeonato da Copa América, Alexis Sánchez se destacou na Espanha, Itália e Inglaterra, principalmente no Arsenal e Barcelona. O ponta-esquerda chileno de 34 anos atuou pelo Marseille na última temporada.
Foto: Nicolas TUCAT / AFP
Improvável, porém possível, já que está sem vínculo com nenhum clube: a ida de David De Gea para o futebol brasileiro resolveria problemas de vários clubes na meta. O goleiro espanhol de 32 anos ficou por 12 temporadas no Manchester United e está livre no mercado após o término do contrato.
Foto: ADRIAN DENNIS / AFP
Com passagem marcante pelo Palmeiras que terminou em título do Brasileiro, Yerry Mina é sempre especulado no Brasil, tendo em vista a sua habilidade e o alto número de gols na bola aérea ofensiva. O zagueiro colombiano de 28 anos está livre após cinco temporadas no Everton, da Inglaterra.
Foto: Lindsey Parnaby / AFP
Cria da base do Real Madrid, Juan Mata se destacou ao ser um dos protagonistas da conquista da Liga dos Campeões de 2012 pelo Chelsea e pela longa passagem de oito anos pelo Manchester United. Depois disso, o armador espanhol de 35 anos foi para o Galatasaray, último time antes de ficar livre no mercado.
Foto: AFP / POOL / Paul ELLIS
Com carreira feita praticamente toda na Europa, Luiz Gustavo está livre no mercado após passagem pelo Al-Nassr. O volante de 36 anos teve o seu auge quando passou pelo Bayern de Munique e disputou a Copa do Mundo de 2014 como titular da Seleção Brasileira.
Foto: Ozan KOSE / AFP
Um dos melhores jogadores do mundo em 2018, Eden Hazard é um jogador de altos – pelo Chelsea foi brilhante – e baixos – pelo Real Madrid fracassou. O ponta belga de 32 anos está sem clube e deve fechar com algum clube europeu, porém, será que não existe o sonho de jogar no Brasil?Foto: Geoff Caddick / AFP
Irmão gêmeo do atacante do Corinthians, Óscar Romero está livre no mercado desde que deixou o Boca Juniors. O paraguaio de 31 anos é um armador bem criativo e já foi sondado por diversos times brasileiros em diferentes momentos.
Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP
Com passagens nas bases de Fluminense e Flamengo, Dalbert fez carreira fora do Brasil e teve contrato com a Inter de Milão por seis anos, seu último clube. Porém, o lateral-esquerdo brasileiro de 29 anos está sem jogar há mais de um ano, já que rompeu os ligamentos do joelho.
Foto: AFP / Miguel MEDINA
Cria do Talleres, Javier Pastore foi um dos símbolos dos primeiros anos do projeto bilionário do PSG – ele jogou no clube francês entre 2011 e 2018. Depois disso, o meio-campista argentino de 34 anos passou por Roma, Elche e Qatar SCFoto: AFP / JOE KLAMAR
Para isso, o atleta precisa ter rescindido ou terminado um contrato, seja em clube nacional ou internacional, antes do fechamento de uma janela de transferência – neste caso, a do segundo semestre de 2023.
Logo, qualquer jogador que está sem contrato desde 2 de agosto de 2023 pode se tornar reforço ainda nessa temporada. A abertura da próximo período de negociações entre clubes será apenas em janeiro de 2024.
Só que mesmo com a possibilidade de contratar, os clubes devem ficar atentos às datas-limites de cada competição. A Copa do Brasil permite inscrições apenas até 8 de agosto, enquanto a Série A do Brasileiro “recebe” novos jogadores até 15 de setembro.
Já nas competições sul-americanas, como Libertadores e Sul-Americana, os clubes fazem novas inscrições antes do início de cada fase.
Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do mundo do esporte: