CAMPEONATO BRASILEIRO

Lei do ex? Palmeiras x Cruzeiro marca reencontro de seis jogadores com ex-clubes

Confronto entre equipe paulista e time mineiro ocorrerá na segunda-feira (14/8), às 19h, no Allianz Parque, pela 19ª rodada da Série A
Foto do autor
Compartilhe

Será que a lei do ex vigorará no Allianz Parque na segunda-feira (14/8), a partir das 19h? O duelo entre Palmeiras e Cruzeiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro de seis jogadores que passaram pelo clube adversário durante a carreira. Veja abaixo quem são esses atletas.

Quatro representantes no Palmeiras

O Palmeiras tem quatro ex-cruzeirenses no time titular: Mayke, Murilo, Dudu e Rony vestiram azul e branco anteriormente e, há anos, defendem as cores do alviverde paulista.

O lateral-direito de 30 anos passou apenas pelos dois clubes na carreira. Cria da Raposa, Mayke estreou em 2013, fez a última das suas 146 partidas pelo Cruzeiro em 2017 e conquistou o bi do Brasileiro, a Copa do Brasil de 2017 e o Mineiro de 2014. Atuando pelo Palmeiras desde então, ele já enfrentou o ex-clube em cinco partidas: duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Companheiro de defesa de Mayke, o zagueiro Murilo foi revelado pelo Cruzeiro em 2017 e deixou o clube rumo ao Lokomotiv Moscou, da Rússia, em 2019, após 60 jogos  e dois títulos da Copa do Brasil e do Mineiro. Contratado pelo Palmeiras em 2022, o atleta de 26 anos enfrentará a Raposa pela primeira vez na carreira.

Já o ponta Dudu foi lançado pelo time celeste em 2009 como uma grande promessa, mas fez apenas 26 jogos e três gols pela Raposa até sair em 2011. Ídolo do Palmeiras, o atacante de 31 anos, que também passou pelo Grêmio, já enfrentou o Cruzeiro 17 vezes: venceu sete duelos, empatou em cinco oportunidades e perdeu outras cinco partidas, além de marcar três gols e dar sete assistências.

Por fim, Rony é o ex-cruzeirense do Palmeiras com menos história no time mineiro, até porque ele nem sequer atuou profissionalmente pela Raposa. Contratado em 2015, Rony saiu em 2016 com apenas participações no time sub-20 do Cruzeiro. Já contra o time mineiro, o atacante de 28 anos entrou em campo três vezes: duas vitórias e um empate, todas com a camisa do Athletico-PR.

Dois representantes no Cruzeiro, além do lesionado Daniel Júnior

Por outro lado, os jogadores do Cruzeiro que passaram pelo Verdão anteriormente não possuem o mesmo protagonismo dos palmeirenses nos seus respectivos clubes. Enquanto Wesley deve ser titular, Rafael Elias briga por uma vaga na equipe, e Daniel Júnior está lesionado e não é relacionado desde 24 de junho, na vitória sobre o São Paulo.

Recém-contratado junto ao Palmeiras, Wesley tem um histórico semelhante a Mayke por conta do baixo número de clubes – a cria da base alviverde passou pelo Vitória em 2019, seu único clube sem ser o Verdão e a Raposa. Agora no Cruzeiro, o ponta de 24 anos, enfrentará a sua ex-equipe pela primeira vez, meses depois de encerrar um ciclo multicampeão que incluiu o bicampeonato da Libertadores. 

Rafael Elias, que chegou ao Cruzeiro em 27 de julho, era tido como promessa da base palmeirense, mas só fez 15 partidas com a camisa alviverde desde 2018, marcou dois gols e somou diversos empréstimos, encerrando o vínculo apenas neste ano, quando assinou definitivamente com a Raposa. O atacante de 24 anos ainda não foi titular do seu novo time, mas pode ser escalado na equipe cruzeirense justamente contra o ex-clube.

Por fim, Daniel Júnior é cria da base do Palmeiras, mas se juntou ao Cruzeiro antes mesmo de se tornar profissional, onde foi revelado em 2022. Porém, não será desta vez que o meio-campista de 21 anos estará em campo diante do ex-clube. O jogador lesionou a coxa esquerda e não entra em campo desde junho. 

Compartilhe