Cruzeiro e América se enfrentam no domingo (1), às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico mineiro conta com quatro jogadores que já jogaram no rival. Confira abaixo quem são os atletas.
Nikão, do Cruzeiro
Mineiro de Montes Claros, o meio-campista de 31 anos é um dos 12 jogadores que já atuaram pelos três grandes clubes de Minas Gerais. Atualmente no Cruzeiro, a cria da base do Atlético teve uma passagem com altos e baixos pelo América em 2013.
Com a camisa do Coelho, Nikão participou de 37 partidas, marcou seis gols, deu nove assistências e foi titular em boa parte da Série B de 2013. O meia, inclusive, fez o gol da vitória por 1 a 0 diante do Palmeiras – que se tornaria campeão da Segunda Divisão -, fora de casa, em 1º de junho.
Em meio à possível ‘lei do ex’ no clássico, Nikão é quem mais tem chances de marcar, pois foi titular na última partida celeste – derrota para o Fluminense por 1 a 0, em 20 de setembro, pelo Brasileiro.
O camisa 10 da Raposa ganhou vaga no time titular após ótima atuação no triunfo por 3 a 0 ante o Santos, em 14 de setembro – marcou gol e deu assistência. Contratado neste ano, Nikão tem 21 partidas e três gols pelo Cruzeiro.
Rafael Bilu, do Cruzeiro
Cria da base do Corinthians, Rafael Bilu marcou o primeiro gol como profissional justamente pelo América. Contra o CRB, em 8 de junho de 2019, o atacante começou como titular e foi protagonista da vitória por 3 a 1, no Rei Pelé, ao balançar a rede e contribuir com uma assistência.
Todavia, essas participações em gols no jogo da sétima rodada da Série B foram as únicas de Bilu com a camisa do Coelho. Ele deixou o clube em novembro com dez partidas, sendo só três como titular.
Contra o América, Rafael Bilu nem sequer entrará em campo, já que está lesionado desde 6 de maio, quando sofreu ruptura total do tendão de Aquiles. O atacante machucou a perna esquerda no triunfo por 2 a 1 sobre o Santos, em Belo Horizonte, pela Série A.
Contratado para esta temporada, o jogador de 24 anos soma 12 partidas pelo Cruzeiro – três como titular – e não marcou gols.
Renato Kayzer, do América
Cedido pelo Fortaleza ao América em 2023, Renato Kayzer foi atleta do Cruzeiro entre 2018 e 2020, mas passou a maior parte do tempo emprestado.
O centroavante, que atualmente tem 27 anos, deixou o Cruzeiro em 2019 rumo ao Atlético-GO após seis partidas pela equipe, todas como reserva. Posteriormente, em 2020, saiu em definitivo do clube celeste para o Athletico-PR.
No América, Kayzer participou de apenas 25 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Santos, em 3 de setembro. Ele havia sido relacionado na partida anterior, contra o São Paulo, mas não entrou em campo.
Wellington Paulista, do América
Sem dúvidas, Wellington Paulista é o jogador do América mais identificado com o Cruzeiro. O atacante passou pela Toca entre 2009 e 2012, foi bicampeão do Mineiro e contabilizou bons números.
Em 160 partidas, WP9 marcou 75 gols e se tornou o 25º maior artilheiro da história do Cruzeiro, além de ser o segundo principal goleador do século 21 (Fred é o primeiro, com 81).
Porém, no América nesta temporada, o experiente centroavante de 40 anos passa longe dos bons números que atingiu na Raposa.
O derradeiro gol de Wellington Paulista ocorreu em 11 de junho, no empate por 2 a 2 com o Athletico-PR, pelo Brasileiro. E até mesmo as participações dele nas partidas são raras: foi titular apenas uma vez nos últimos 20 jogos do América.
Ao todo, Wellington tem 14 gols em 53 apresentações a serviço do Coelho.