Chegou uma dos dias mais esperados do ano pelos integrantes das duas maiores torcidas de Minas Gerais! É domingo (22/10) de Atlético x Cruzeiro, um clássico de peso histórico no futebol nacional. Os rivais se enfrentam a partir das 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz as principais informações do jogo: onde assistir, prováveis escalações e mais.
Atlético e Cruzeiro travam brigas distintas no Brasileirão. Enquanto o Galo almeja mais uma participação na Copa Libertadores em 2024, a Raposa teme um novo rebaixamento à Série B e luta contra isso.
Os resultados também foram opostos na 27ª rodada. O Atlético superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, enquanto o Cruzeiro foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na tabela de classificação, 12 pontos separam os rivais. O time alvinegro ocupa a sétima colocação, com 43 pontos, enquanto a equipe celeste é a 15ª colocada, com 31.
É um clássico de peso extra para ambos os clubes. O Atlético pode entrar no G4 da Série A e colocar o rival no Z4 – a depender também de outros resultados da rodada. Já o Cruzeiro pode se afastar da zona de rebaixamento e frear os planos do rival na competição nacional.
O maior confronto do futebol mineiro também ganha um novo capítulo especial, pois será disputado pela primeira vez na Arena MRV – o novo estádio do Galo em BH. Os comandados de Felipão têm três vitórias e uma derrota na nova casa e buscam ampliar os números positivos, enquanto o time de Zé Ricardo tentará ser o segundo a impor derrota ao Atlético no local.
Atlético x Cruzeiro: onde assistir
A partida entre Galo e Raposa terá transmissão na TV aberta e por serviço de assinatura na TV fechada.
- Globo
- Premiere
Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações
Ambas as equipes têm desfalques para o duelo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja, a seguir, as prováveis escalações.
Atlético
O técnico Felipão deve contar com dois retornos importantes no Galo. Recuperados de desconfortos físicos, o volante Rodrigo Battaglia e o meia-atacante Pedrinho podem ser opções para o treinador gaúcho no clássico. Resta saber, de toda forma, se terão condições de iniciar o jogo como titulares.
Caso a dupla não seja acionada no 11 inicial alvinegro, a maior tendência é que Scolari repita a escalação que fez o Atlético superar o Palmeiras (2 a 0) no Allianz Parque, em São Paulo, pela 27ª rodada. Na ocasião, o time mineiro demonstrou evolução e foi superior ao adversário paulista.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos e Arana; Otávio, Alan Franco (Battaglia), Zaracho e Igor Gomes (Pedrinho); Paulinho e Hulk
- Desfalques do Atlético: Mariano (lesão na coxa direita), Rubens (suspenso), Edenilson (entorse no tornozelo esquerdo) e Vargas (entorse no joelho esquerdo)
- Pendurados do Atlético: Mariano, Mauricio Lemos, Alan Franco e Zaracho
Cruzeiro
O cenário é de dúvidas no Cruzeiro. Zé Ricardo testou uma escalação diferente contra o Flamengo, na quinta-feira, mas a derrota por 2 a 0 deixou impressão negativa para essas mudanças. Como perdeu o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Wesley por suspensão, o técnico será obrigado a alterar novamente o time. Kaiki e Arthur Gomes devem ser ocupar essas vagas.
Uma das dúvidas é na lateral direita. William é o titular da posição, só que ficou de fora contra o Rubro-Negro por causa de um choque de cabeça na rodada anterior. Se estiver liberado pelo departamento médico, entrará em campo contra o Atlético. Se ainda não tiver condições de jogo, Wesley Gasolina entrará nos 11 iniciais.
Outro setor marcado por incertezas é o intermediário. Zé Ricardo fez vários testes no meio-campo, mas ainda não definiu quem são os seus titulares. A quantidade de volantes que será usada contra o Atlético depende do perfil que o técnico pretende adotar neste jogo. Ele alternou entre postura mais e menos defensivas nas últimas partidas.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Gasolina), Luciano Castán, Neris e Kaiki; Matheus Jussa, Lucas Silva, Ian Luccas (Oliveira) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.
- Desfalques do Cruzeiro: Palacios (suspenso), Marlon (suspenso), Wesley (suspenso), Rafael Bilu (ruptura do tendão de Aquiles) e Ramiro (entorse no joelho direito).
- Pendurados do Cruzeiro: Arthur Gomes
Atlético x Cruzeiro: os personagens
- Felipão, técnico do Atlético: “O Cruzeiro perdeu para o Flamengo, mas domingo vai estar motivadíssimo para o nosso jogo. E se nós achamos que ganhamos um jogo aqui (contra o Palmeiras): ‘Ah, já fizemos’. Pode esquecer! É um jogo horrível, difícil, e se eles, nós e os torcedores entenderem que vai ser simples, esqueçam. Esqueçam. Vai ser muito difícil vencer o Cruzeiro e nós vamos nos preparar para essa vitória.”
- Zé Ricardo, técnico do Cruzeiro: “A pressão vem aumentando. Já era grande e vem aumentando. Naturalmente, isso nos tira da zona emocional. Jogadores vêm sentindo um pouco mais. Mas a gente tem possibilidade de sempre fazer o melhor no dia posterior. Serão 11 jogos daqui para frente, 11 finais. Podemos alcançar nosso objetivo. A gente tem confiança no trabalho.”
Atlético x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
- Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Rafael Traci (FIFA-SC)