Campeonato Brasileiro

América tem menos chance de ficar na Série A que Atlético de título e Cruzeiro na Libertadores

Rebaixamento, Libertadores e Sul-Americana: veja probabilidades do trio mineiro no Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Derrotado pelo Athletico-PR na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o América atingiu 99.82% de chances de ser rebaixado à Segunda Divisão. A probabilidade de permanência do Coelho na Série A é menor em relação à chance de título do Atlético e a uma classificação do Cruzeiro à Copa Libertadores da América. Os números são do Departamento de Matemática da UFMG.

O América é o lanterna do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. O Santos, último time fora da zona do rebaixamento, tem 14 pontos a mais que o Coelho. A campanha da equipe alviverde é de quatro triunfos, sete empates e 18 derrotas. São oito partidas seguidas sem vitória na competição.

O Atlético é o sétimo colocado do Brasileirão, com 46 pontos. Na 29ª rodada, o time de Felipão venceu o Bragantino e aumentou a possibilidade de título para 0.24%. Líder isolado da competição, o Botafogo tem 90% de chance de levantar o caneco.

A real briga do Atlético no Campeonato Brasileiro é por uma vaga na Copa Libertadores. No momento, as chances de o Galo chegar ao torneio continental em 2024 são de 52.6%.

Já o Cruzeiro tem 0.50% de chance de classificação à Libertadores. Na reta final do Brasileiro, a Raposa briga contra o risco do rebaixamento (4.9%) e pela vaga na Copa Sul-Americana (58.6%). O clube celeste é o 13º da tabela, com 37 pontos.

Próximos jogos dos mineiros no Brasileiro

O América enfrenta o Grêmio neste sábado (28/10), às 19h, no Independência.

No mesmo dia, o Atlético encara o Fluminense a partir das 22h, na Arena MRV.

O Cruzeiro é o único do trio que não joga neste fim de semana pela 30ª rodada do Brasileiro. A partida contra o Fortaleza, no Castelão, foi adiada, pois o adversário disputa a final da Sul-Americana neste sábado, às 17h, contra a LDU, no Uruguai.

A Raposa volta a campo diante do São Paulo, na quinta-feira (2/11), no Morumbi, pela 31ª rodada da Série A.

Compartilhe