O América é o time que mais levou viradas no Campeonato Brasileiro. Detentor de marcas negativas na Série A de 2023, o Coelho está afundado na lanterna, com 19 pontos e está cada vez mais próximo do rebaixamento. Ao todo, a equipe saiu na frente, mas viu o adversário reverter o placar nove vezes.
Nessa sábado (28/10), o alviverde sofreu duas viradas eletrizantes e saiu com mais uma derrota amarga do Independência. O time abriu vantagem duas vezes contra o Grêmio, mas viu os sulistas igualarem e arrancarem os três pontos com a vitória por 4 a 3, pela 30ª rodada do Brasileiro.
Em 30 jogos, são quatro vitórias, sete empates e 19 derrotas. O Coelho foi batido de virada em quase metade dos reveses. Nas ocasiões, foi batido pelo Santos, Cuiabá, Grêmio (duas vezes – no primeiro e no segundo turno), Inter, Coritiba, Fluminense, Fortaleza e Athletico-PR.
Das quatro viradas, três foram em casa, enquanto as outras seis foram como visitante.
Em outras quatro oportunidades, o alviverde saiu na frente e acabou com o empate. Ainda no primeiro turno, diante do Bragantino saiu na frente e empatou por 2 a 2. Depois, contra o Flamengo, em igualdade por 1 a 1. No segundo turno, com o Cuiabá, ficou 2 a 2. Por último, contra o Corinthians, por 1 a 1.
Derrotas de virada do América
- Santos 3 x 2 América (3ª rodada)
- América 1 x 2 Cuiabá (4ª rodada)
- Grêmio 3 x 1 América (11ª rodada)
- América 1 x 2 Internacional (12ª rodada)
- Coritiba 3 x 1 América (14ª rodada)
- Fluminense 3 x 1 América (20ª rodada)
- Fortaleza 3 x 2 América (26ª rodada)
- Athletico-PR x América (29ª rodada)
- América 3 x 4 Grêmio (30ª rodada)
Sem vencer há mais de um mês – última vitória foi contra o Santos, por 2 a 0, no Independência, no dia 3 de setembro – o Coelho tem chances elevadas de rebaixamento. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, são 99,96% de risco de queda.
O time volta a campo na quarta-feira (1/11), para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, às 19h, pela 31ª rodada do Brasileiro.