A permanência na Série A é o assunto que mais envolve clubes neste Campeonato Brasileiro. Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Internacional, Santos e Vasco ainda estão lutando contra o rebaixamento, enquanto o América já caiu. Veja abaixo a situação dos times e quantos pontos são necessários para seguir no Brasileirão.
O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou a pontuação necessária para garantir a permanência na Série A. Diferentemente das últimas temporadas, os especialistas indicam que o “número mágico” é de 47 pontos, já que tem apenas 0,6% de chances de cair com essa pontuação.
Equipes podem se salvar com menos pontos em um cenário que os adversários tenham aproveitamento menor que o esperado nesta reta final. A equipe que chegar ao 46º ponto, por exemplo, tem 4,2% de chances de queda, enquanto um time com 45 pontos tem 15,5% como probabilidade de disputar a Série B de 2024.
Portanto, torcedores de Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Internacional, Santos e Vasco fazem diferentes contas para permanecer na elite do futebol brasileiro. Veja abaixo qual deve ser o objetivo dos times nas rodadas seguintes para alcançar a marca de 47 pontos.
- Fortaleza: quatro pontos em seis jogos – aproveitamento de 22,2%
- Corinthians: três pontos em quatro jogos – aproveitamento de 25%;
- Internacional: quatro pontos em quatro jogos – aproveitamento de 33,3%;
- Santos: cinco pontos em quatro jogos – aproveitamento de 41,6%
- Vasco: sete pontos em cinco jogos – aproveitamento de 46,6%
- Cruzeiro: dez pontos em seis jogos – aproveitamento de 55,5%
- Bahia: nove pontos em quatro jogos – aproveitamento de 75%;
- Goiás: 12 pontos em quatro jogos – aproveitamento de 100%;
- Coritiba: mesmo se tiver 100% de aproveitamento, não chega ao “número mágico” – alcança, no máximo, 41 pontos;
Até por conta dessa situação, o Coritiba está praticamente rebaixado, sonhando apenas com um milagre para jogar a Série A em 2024, enquanto Fortaleza e Corinthians têm menos de 1% de chances de queda. Vejo abaixo as chances de rebaixamento, segundo a UFMG.
- Fortaleza: 0,43%
- Corinthians: 0,71%;
- Internacional: 2,1%;
- Santos: 3,3%
- Vasco: 10,8%
- Cruzeiro: 34,2%
- Bahia: 56,4%;
- Goiás: 92%;
- Coritiba: 99,9%;