O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais apontou os favoritos ao G4 do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, Atlético, Flamengo, Grêmio e Botafogo disputam as três vagas restantes na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024.
Virtual campeão, o Palmeiras é o único time que já está matematicamente garantido entre os quatro primeiros. As outras vagas serão definidas na última rodada do Brasileirão. As partidas dos concorrentes serão simultâneas: todas começam às 21h30 desta quarta-feira (6/12).
G4 atual
Ao fim da 37ª e penúltima rodada da Série A, o G4 é formado pelos seguintes times: Palmeiras (líder, com 69 pontos), Atlético (2º, com 66), Flamengo (3º, com 66) e Grêmio (4º, com 65). O Botafogo, em 5º, tem 64. O sexto Red Bull Bragantino, com 62, não tem mais chances de ficar entre os quatro.
Classificação do Brasileiro
- Palmeiras – 69 pontos (20 vitórias e +31 gols de saldo)
- Atlético – 66 pontos (19 vitórias e +23 gols de saldo)
- Flamengo – 66 pontos (19 vitórias e +15 gols de saldo)
- Grêmio – 65 pontos (20 vitórias e +6 gols de saldo)
- Botafogo – 64 pontos (18 vitórias e +23 gols de saldo)
Favoritos ao G4
Segundo o departamento de matemática da UFMG, os favoritos às três vagas restantes no G4 são Atlético, Flamengo e Grêmio. Antigo líder, o Botafogo provavelmente terminará o Brasileiro na quinta colocação e terá de disputar a segunda fase da Libertadores do ano que vem.
Chances de G4 por time segundo UFMG
- Atlético – 97,6%
- Flamengo – 93,4%
- Grêmio – 83,3%
- Botafogo – 25,6%
Rodada final
Tudo vai depender da rodada final do Campeonato Brasileiro. Os quatro times envolvidos na briga jogam fora de casa.
O vice-líder Atlético visita o Bahia na Fonte Nova. No Morumbi, o Flamengo encara o São Paulo. Galo e Fla ainda têm chances remotas, quase inexistentes, de título.
O Grêmio tem pela frente um duro duelo com o Fluminense, no Maracanã. Já o Botafogo tenta findar a má fase diant do Internacional, no Beira-Rio.
Dos dez jogos da rodada, nove estão marcados para 21h30 desta quarta. Apenas Goiás x América, que opõe dois rebaixados sem pretensões na competição, será em outro horário: às 19h.