FUTEBOL NACIONAL

Times da Série A repudiam acusações de Textor e prometem ir à Justiça

John Textor, dono de 90% da SAF do Botafogo, disse que jogadores de Fortaleza e São Paulo manipularam derrotas dos times para o Palmeiras nos Brasileiro de 2022 e 2023
Foto do autor
Compartilhe

Fortaleza e São Paulo repudiaram as acusações feitas pelo empresário estadunidense John Textor, dono de 90% da SAF do Botafogo, que disse que os dois times têm atletas envolvidos em esquemas de manipulação de resultados a favor do Palmeiras nos Campeonato Brasileiros de 2022 e 2023.

Em nota publicada no próprio site nessa segunda-feira (1/4), Textor escreveu que as vitórias do Palmeiras sobre Fortaleza (4 a 0), em 2 de novembro de 2022, e São Paulo (5 a 0), em 25 de outubro de 2023, foram manipuladas. No momento da goleada do alviverde sobre o tricolor paulista, no ano passado, o Botafogo liderava o Brasileiro.

Fortaleza responde John Textor

Em nota publicada na madrugada desta terça-feira (2/4) nas redes sociais, o Fortaleza ameaça ir à Justiça.

“O Fortaleza repudia de forma veemente as absurdas e infundadas declarações do Sr. John Textor, dono da SAF do Botafogo, que acusa atletas do tricolor de estarem envolvidos em esquema de manipulação de resultados.

As afirmações, proferidas sem a apresentação de quaisquer provas, maculam a reputação de nossa instituição centenária e geram graves danos de imagem do clube. O Fortaleza tomará todas as medidas judiciais cabíveis.”

São Paulo responde John Textor

Em nota publicada nessa segunda nas redes sociais, o São Paulo também reagiu às declarações de Textor.

O São Paulo Futebol Clube tomou conhecimento e repudia veementemente as graves e infundadas acusações de participação de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo dono da SAF Botafogo. Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal.”

Textor acusa quatro jogadores do Fortaleza de manipulação

Como um dos jogos que teria sido manipulado a favor do Palmeiras, Textor citou a vitória do alviverde por 4 a 0 sobre o Fortaleza, construída com gols de Endrick, Rony (2) e Dudu, pela 35ª rodada do Brasileiro 2022, no Allianz Parque.

Segundo o norte-americano, o jogo foi “manipulado por, pelo menos, quatro jogadores do Fortaleza”. Além disso, de forma equivocada, o empresário diz que o resultado “ajudou a garantir” o título, mas o Alviverde já entrou em campo como campeão após o tropeço do Inter contra o América-MG. Confira a alegação de Textor:

“Palmeiras x Fortaleza (2 de novembro de 2022), vitória do Palmeiras por 4 a 0, que ajudou a garantir o campeonato Brasileirão de 2022 para o Palmeiras, foi MANIPULADA.

A CBF (e autoridades judiciais no Brasil) recebeu notificação por dois e-mails separados durante a tarde de 16 de maio de 2023, alertando tais autoridades sobre a óbvia manipulação do jogo que alterou o resultado do jogo acima, alterando assim o resultado do próprio Brasileirão de 2022.

O jogo Palmeiras x Fortaleza de novembro de 2022 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos quatro jogadores do Fortaleza. Vários outros jogadores exibiram desvios anormais em situações chaves de marcação de gols, embora apenas quatro jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados.”

Textor acusa cinco jogadores do São Paulo de manipulação

O texto argumenta que a goleada de 5 a 0 do Palmeiras sobre o São Paulo “foi o início de uma ultrapassagem aparentemente impossível (e agora histórica)”. Ele não apresentou provas. Apenas se apoiou na inteligência artificial para acusar pelo menos cinco jogadores do tricolor paulista.

Segundo o empresário, “sete jogadores se apresentaram em situações-chave de marcação de gols, embora apenas cinco jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo”. Textor não divulgou nomes.

Posteriormente, o acionista do Botafogo isentou a participação do São Paulo, como instituição, no esquema apontado por ele: “provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados”.

Textor disse que enviou relatório ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no fim de 2023. E que, agora, tomou medidas para fornecer provas de manipulações que “devastaram o campeonato de 2023” a um procurador.

As acusações também foram feitas aos árbitros: “Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar certas combinações suspeitas. Ao atuarem juntos como Árbitro de Jogo e Árbitro Assistente de Vídeo, indivíduos presidiram jogos manipulados. Eles cometeram erros de arbitragem devastadores, que garantiram resultados manipulados”.

Nesta terça-feira (1/4), o empresário norte-americano afirmou, sem apresentar provas, que o Palmeiras está sendo favorecido pela arbitragem há pelo menos duas temporadas.

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023

Em 2023, o Botafogo fez o melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro. No returno, porém, perdeu a hegemonia de forma estrondosa. Isso porque a equipe, que passou 31 rodadas na liderança do torneio, viu os adversários a ultrapassarem enquanto enfrentava momento de queda no desempenho.

No fim, o Glorioso encerrou a participação no Brasileiro fora do G4, em quinto, com 64 pontos. Dessa forma, precisou jogar a fase preliminar da Copa Libertadores 2024. Ao fim das partidas disputadas entre fevereiro e março, classificou-se à fase de grupos. O Botafogo integra o Grupo D, ao lado de LDU-EQU, Junior Barranquilla-COL e Universitario-PER.

Compartilhe