A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu, nesta terça-feira (7/5), adiar os jogos de todos os times do Rio Grande do Sul em competições nacionais até o fim do mês. O estado tem nove equipes que disputam alguma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Afetados pelas enchentes, os clubes concentram, neste momento, esforços para mitigar os danos e ajudar as vítimas.
Dirigentes de Internacional, Grêmio e Juventude, por exemplo, defendiam a paralisação completa do Brasileiro. Eles conversaram com outros clubes explicando que não faz sentido adiar apenas as rodadas deles. Haverá um desequilíbrio no campeonato com partidas encavaladas apenas para o trio lá na frente. Eles também explicam que, no momento, não estão nem em condições de treinar.
A situação das outras equipes que disputam as séries C e D pode ser ainda mais delicada, uma vez que esses clubes do interior gaúcho não contam com os mesmos recursos financeiros dos grandes de Porto Alegre.
Veja a seguir a situação de cada um dos nove times do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro.
Série A
Grêmio, Internacional e Juventude são os representantes do estado na divisão de elite do futebol brasileiro.
A principal competição nacional já teve cinco rodadas disputadas, mas os times do Rio Grande do Sul disputaram apenas as quatro primeiras, já que tiveram as partidas do último fim de semana adiadas.
O Grêmio enfrentaria o Criciúma, em Porto Alegre; o Inter visitaria o Cruzeiro, em Belo Horizonte; e o Juventude receberia o Atlético Goianiense.
O Colorado é o melhor colocado do estado, na nona posição, com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota).
Já o Grêmio está na 11ª posição, com seis pontos (duas vitórias e duas derrotas).
O Juventude é o 15º, com cinco pontos (uma vitória, dois empates e uma derrota).
Série B
A Série B é a única divisão que não tem times do Rio Grande do Sul.
Série C
A Série C conta com três times do Rio Grande do Sul: Ypiranga, Caxias e São José. A terceira rodada já foi comprometida com a tragédia no estado. Dessa forma, as equipes não jogaram no último fim de semana.
O Ypiranga começou bem o campeonato com duas vitórias e está na quarta colocação, com seis pontos. No primeiro jogo, venceu o CSA, por 3 a 1, em Erechim. Na sequência, goleou o Londrina, por 4 a 0, fora de casa.
O Caxias é o 17º colocado, com um ponto. O time foi goleado pelo Athletic, por 4 a 0, em casa, e depois empatou com o Botafogo-PB, por 1 a 1, em João Pessoa.
O São José é o 18º, ainda sem pontos. Perdeu para o Tombense, por 1 a 0, em Tombos, e sofreu nova derrota para o Confiança, por 2 a 1, em Porto Alegre.
Série D
Na disputa da Série D, estão três times: Novo Hamburgo, Avenida e Brasil. Esses times integram o Grupo A8, que também conta com outras equipes da Região Sul do país.
Por causa das enchentes, os times do Rio Grande do Sul e seus respectivos adversários não disputaram a segunda rodada da competição, no último fim de semana.
O Novo Hamburgo está em quinto lugar, com um ponto. Na primeira partida, o time empatou com o Barra Futebol Clube, de Santa Catarina, por 1 a 1, fora de casa.
Já o Avenida é o penúltimo colocado, sem somar pontos. Na estreia, perdeu para o Cascavel, do Paraná, por 2 a 1, em Santa Cruz do Sul.
O Brasil, por sua vez, está na lanterna do Grupo A8. O time perdeu para o Concórdia, de Santa Catarina, por 2 a 0, fora de casa.