A situação do Corinthians não é nada simples. Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro de pontos corridos passou a ser disputado por 20 times, apenas duas vezes um clube em a situação semelhante à do Timão na 24ª rodada não foi rebaixado. O cálculo foi feito com equipes que somavam 22 pontos ou menos nesse mesmo estágio de competição.
Essa é a exata pontuação dos comandados de Ramón Díaz, que estão na 18ª colocação. O Fluminense, primeiro time fora do Z4, tem 24.
O Tricolor Carioca é justamente um dos times que escapou da degola em situação semelhante à do Corinthians. Em 2009, o Flu tinha apenas 18 pontos na 24ª rodada do Brasileiro. No final, em campanha heroica, permaneceu na Primeira Divisão, com 46 pontos.
Atlético é inspiração
Outro exemplo vem de Minas Gerais. É o Atlético de 2010. Na ocasião, o Galo, em 18º lugar, somava 21 pontos em 24 jogos e escapou da queda para a Série B ao alcançar 45.
O time era comandado por Dorival Júnior e tinha, entre os destaques, os atacantes Diego Tardelli e Obina.
A reação veio no apagar das luzes. O alvinegro mineiro só conseguiu deixar a zona de rebaixamento quando faltavam apenas cinco rodadas do fim do campeonato.
A arrancada para a permanência na elite começou com o empate por 2 a 2 com o Santos, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Depois, o Atlético engatou três vitórias em sequência.
Também em Sete Lagoas, goleou o Flamengo por 4 a1; depois, fora de casa, venceu o Palmeiras por 2 a 0; e, por fim, bateu o Goiás por 3 a 1, novamente na Arena do Jacaré.
Assim, o Galo entrou na última rodada daquela edição da Série A mais tranquilo, em 13º lugar, e assegurou sua permanência na elite mesmo sendo goleado pelo São Paulo, no Morumbi, por 4 a 0.
Corinthians contra o rebaixamento
Além da pontuação desfavorável, o que preocupa o Corinthians é a quantidade de jogos a menos que concorrentes diretos na luta contra o descenso.
Do sétimo ao 18º colocado, apenas Timão e Vitória têm 24 jogos disputados.
O próximo compromisso do Corinthians no Brasileiro será contra o Flamengo, em 1º de setembro, na Neo Química Arena.
Antes, o alvinegro paulista visita o Juventude na quinta-feira pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.