CAMPEONATO BRASILEIRO

Quantos pontos são necessários para ir à Libertadores e à Sul-Americana? 

Garantir vaga para Libertadores ou Sul-Americana são as metas de vários clubes na reta final do Campeonato Brasileiro de 2024
Foto do autor
Compartilhe

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fez os estudos que apontam aos clubes qual é a pontuação necessária para garantir vaga nas competições internacionais de 2025 por meio do Campeonato Brasileiro. Veja abaixo as contas relacionadas às classificações para Libertadores e Sul-Americana.

Segundo os cálculos da UFMG ao fim da 30ª rodada da Série A, a marca de 63 pontos dá mais de 99% de chances do time disputar a próxima edição da Copa Libertadores. 

Desta forma, Botafogo (61 pontos) e Palmeiras (60) estão praticamente garantidos, precisando de apenas uma vitória para chegar à meta.

Fortaleza (56), Flamengo (51 e um jogo a menos), São Paulo (50), Internacional (49 e um jogo a menos), Bahia (46), Cruzeiro (44) e Atlético (41 e um jogo a menos) miram a marca de 63 para garantir uma das outras quatro vagas na Libertadores. 

Já para disputar a Sul-Americana de 2025, a UFMG aponta que a campanha necessária para ter mais de 99% de chances é de 50 pontos. Só que esse número ainda não é a meta dos clubes da segunda parte da tabela, já que eles seguem preocupados com o risco de rebaixamento e tentarão se livrar deste risco primeiramente. 

Variáveis nas probabilidades de ir à Libertadores e Sul-Americana

Em meio às contas, ainda existem variáveis em torno dos campeões dos torneios sul-americanos e da Copa do Brasil. Na Libertadores, Botafogo ou Atlético podem conquistar o título, enquanto a Sul-Americana pode ter Cruzeiro ou Corinthians como vencedores, e a Copa do Brasil ficará entre Flamengo e Galo. 

Os campeões desses torneios se garantem na Libertadores de 2025 e, consequentemente, acrescentam vagas pelo Brasileiro nos torneios sul-americanos. Desta forma, com o possível aumento da oferta, a pontuação necessária para disputar as competições internacionais pode diminuir. 

Compartilhe