CAMPEONATO BRASILEIRO

UFMG aponta pontuação necessária para garantir título da Série A

Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estuda as probabilidades de título da Série A do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Com o fim da 30ª rodada, o Campeonato Brasileiro chegou definitivamente à reta final e, com isso, os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se tornam ainda mais presentes nas conversas entre torcedores. Veja abaixo qual a pontuação que os especialistas apontam como necessária para garantir o título da Série A. 

Segundo a UFMG, para ter mais de 99% de chances de ser campeão do Brasileiro, é necessário chegar à marca de 78 pontos. Porém, a equipe que alcançar o número de 75 pontos tem mais de 90% nas probabilidades de erguer a taça da Série A de 2024.

Atualmente, os principais times na briga pelo título são Botafogo e Palmeiras. O clube carioca tem 61 pontos, enquanto o representante paulista tem um tento a menos. As equipes têm a mesma quantidade de vitórias (18), primeiro critério de desempate em caso de igualdade de pontos.

Botafogo e Palmeiras ainda têm oito rodadas até o fim do Brasileiro, ou seja, 24 pontos em disputa, e podem até passar da marca de 80 pontos. A UFMG aponta que qual desses dois clubes vencer mais seis partidas terá mais de 99% de chances de ser campeão.

Inclusive, Palmeiras e Botafogo ainda têm um confronto direto para ser disputado. Na 36ª rodada, no fim de semana de 1º de dezembro, os clubes duelam no Allianz Parque – a partida será marcada em outra data caso os cariocas cheguem à final da Libertadores, em 30 de novembro. 

Correndo por fora, Fortaleza e Flamengo ainda sonham com o título. Entretanto, como os clubes têm 56 – com 24 a disputar – e 51 pontos – com 27 a disputar -, as chances de algum ser campeão são pequenas. 

Compartilhe