O atacante venezuelano Savarino se igualou aos volantes Maldonado, ex-jogador do Cruzeiro, e Richard Rios, do Palmeiras, ao ser campeão pelo Botafogo. Com a taça conquistada com o time carioca, o ponta, que foi essencial para a campanha vitoriosa na temporada, entrou para lista seleta do futebol brasileiro.
Com o tricampeonato do Botafogo conquistado nesse domingo (8/12), Savarino se a tornou o terceiro estrangeiro a vencer o Brasileiro por dois clubes diferentes. Ele já havia levantado a taça pelo Atlético, em 2021, ano que a equipe ficou com o triplete – campeã também da Copa do Brasil e do Mineiro.
O primeiro estrangeiro a alcançar tal feito foi o chileno Maldonado. Em 2003, ele participou de campanha histórica do Cruzeiro, em que o clube conquistou o Brasileiro, a Copa do Brasil e o Mineiro. Já em 2009, voltou a levantar o troféu do campeonato nacional por pontos corridos, mas dessa vez com a camisa do Flamengo.
O colombiano Richard Rios é o outro jogador que integra a lista. Ele levantou a primeira taça de campeão brasileiro em 2020, pelo Flamengo. Três anos depois, conquistou o campeonato outra vez, mas já em terras paulistas, quando o Palmeiras foi o grande vencedor da competição.
Savarino no Botafogo
A temporada de Savarino foi acima da média. Destaque no ataque do Botafogo, ele foi peça fundamental e ganhou a confiança do técnico Artur Jorge para as disputas mais emocionantes da temporada.
Além do título brasileiro, o venezuelano sagrou-se campeão da Copa Libertadores, conquista inédita do alvinegro carioca.
Savarino atingiu marca impressionante com a camisa preta e branca. Em 2024, ele foi o único jogador do Botafogo a ter duplo-duplo. Isso é, teve dígitos duplos em gols e assistências: 14 e 12, respectivamente.
O termo é famoso no basquete para indicar quando um jogador alcança um número de dois dígitos em pelo menos dois atributos do jogo (pontos, rebotes, assistências, tocos ou roubadas de bola).