FUTEBOL NACIONAL

Campeão com Atlético e Botafogo se iguala a ex-jogador do Cruzeiro no Brasileiro

Atacante venezuelano Jefferson Savarino teve temporada de destaque no Botafogo, sendo o único jogador da equipe a registrar 'duplo-duplo'

Compartilhe
google-news-logo

O atacante venezuelano Savarino se igualou aos volantes Maldonado, ex-jogador do Cruzeiro, e Richard Rios, do Palmeiras, ao ser campeão pelo Botafogo. Com a taça conquistada com o time carioca, o ponta, que foi essencial para a campanha vitoriosa na temporada, entrou para lista seleta do futebol brasileiro.

Com o tricampeonato do Botafogo conquistado nesse domingo (8/12), Savarino se a tornou o terceiro estrangeiro a vencer o Brasileiro por dois clubes diferentes. Ele já havia levantado a taça pelo Atlético, em 2021, ano que a equipe ficou com o triplete – campeã também da Copa do Brasil e do Mineiro.

O primeiro estrangeiro a alcançar tal feito foi o chileno Maldonado. Em 2003, ele participou de campanha histórica do Cruzeiro, em que o clube conquistou o Brasileiro, a Copa do Brasil e o Mineiro. Já em 2009, voltou a levantar o troféu do campeonato nacional por pontos corridos, mas dessa vez com a camisa do Flamengo.

O colombiano Richard Rios é o outro jogador que integra a lista. Ele levantou a primeira taça de campeão brasileiro em 2020, pelo Flamengo. Três anos depois, conquistou o campeonato outra vez, mas já em terras paulistas, quando o Palmeiras foi o grande vencedor da competição.

Savarino no Botafogo

A temporada de Savarino foi acima da média. Destaque no ataque do Botafogo, ele foi peça fundamental e ganhou a confiança do técnico Artur Jorge para as disputas mais emocionantes da temporada.

Além do título brasileiro, o venezuelano sagrou-se campeão da Copa Libertadores, conquista inédita do alvinegro carioca.

Savarino atingiu marca impressionante com a camisa preta e branca. Em 2024, ele foi o único jogador do Botafogo a ter duplo-duplo. Isso é, teve dígitos duplos em gols e assistências: 14 e 12, respectivamente.

O termo é famoso no basquete para indicar quando um jogador alcança um número de dois dígitos em pelo menos dois atributos do jogo (pontos, rebotes, assistências, tocos ou roubadas de bola).

Compartilhe
google-news-logo