O fim de temporada sempre é recheado de especulações sobre o futuro dos jogadores, ainda mais quando o atleta se destaca durante um empréstimo. Esse é o caso de João Lucas, que fez ótimo Campeonato Brasileiro de 2024 pelo Juventude – foi o lateral com mais assistências (seis) no torneio -, tem contrato com o Santos até o fim da próxima temporada e projeta “salto na carreira”.
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, João Lucas preferiu não detalhar o futuro e apontar o possível destino. O jogador nascido em Belo Horizonte optou por apenas projetar que deseja dar um salto na carreira. Ele demonstrou muito carinho ao Juventude, agradeceu pela oportunidade na temporada – foram 49 jogos no time de Caxias de Sul -, mas almeja “voos maiores” em 2025.
“Não posso falar muito [sobre futuro] para não atrapalhar as coisas que estão em andamento. Eu pretendo seguir e dar um salto na minha carreira. Crescer como atleta. Me vejo mais pronto para assumir a responsabilidade quem sabe em um clube maior”
João Lucas, lateral-direito
O No Ataque apurou que o lateral-direito de 26 anos pode seguir no Rio Grande do Sul em 2025. O Grêmio demonstrou interesse na contratação de João Lucas. Já o Internacional pode aproveitar a proximidade entre o jogador e o técnico Roger Machado, que o comandou no Juventude na última temporada, para sanar uma carência: o Colorado terminou o ano com o meio-campista Bruno Gomes improvisado na ala direita.
Outra possibilidade é o atleta seguir na Vila Belmiro. Contratado em 2023, João Lucas tem contrato com o Santos até o fim da próxima temporada e retorna ao clube que está de volta à elite após empréstimo ao Juventude. Porém, o próprio jogador afirmou que ainda não sabe qual será a decisão do Peixe sobre o seu futuro.
“Não sei ainda o que o Santos pensa. Estou pronto e preparado para assumir desafios maiores. Seja continuando ou não no Santos, que é um grande clube. Uma excelente cidade. Gostei muito, apesar do ano difícil que a gente teve lá. Então vamos esperar mais um pouquinho. Quem sabe daqui a alguns dias eu tenha uma novidade para todos”, concluiu João Lucas.
Carreira de João Lucas
O lateral-direito João Lucas nasceu em 9 de março de 1998, em Belo Horizonte. Ele passou pelas categorias de base do Atlético. Porém, com poucas oportunidades em campo, foi dispensado pelo clube. Após um ano afastado do futebol, João Lucas passou em teste no Villa Nova e, posteriormente, foi para o Goiás.
Já como profissional, ele assinou com o Bangu em 2019 e chamou atenção do Flamengo após a disputa do Campeonato Carioca. Neste mesmo ano, ele foi contratado pela equipe rubro-negra e integrou o elenco campeão da Copa Libertadores da América e Série A do Campeonato Brasileiro.
Na sequência, em 2021, o belo-horizontino foi emprestado ao Cuiabá, equipe que ficou até o ano seguinte. Em 2023, foi comprado pelo Santos. Após o rebaixamento com o Peixe, João Lucas foi emprestado neste ano ao Juventude e viveu a melhor temporada da carreira em números.
Em 2024, João Lucas marcou dois gols e deu sete assistências em 49 partidas disputadas. O bom desempenho no Campeonato Brasileiro deixou o atleta mineiro como recordista de passes para gol entre os laterais da competição: foram seis passes para os companheiros marcarem.