
O Campeonato Brasileiro é a sexta liga nacional mais valiosa do futebol mundial, de acordo com o site SportingPedia. O estudo avaliou a Série A do país em 1,63 bilhão de euros – quase R$ 10 bilhões.
O Brasileirão está acima dos campeonatos de Portugal, Holanda, Estados Unidos, Turquia, Arábia Saudita e Argentina e só fica abaixo de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.
Os critérios da pesquisa consideram o valor médio de mercado de cada time da competição, bem como o valor médio da própria liga.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repercutiu os dados divulgados pelo SportingPedia e publicou uma declaração do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
“O estudo comprova a força do futebol brasileiro e mostra o trabalho árduo integrado da CBF com clubes, federações, atletas, patrocinadores e demais atores para fazer o Brasileirão crescer cada vez mais no cenário mundial”.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
A instituição ainda destacou a média de público acima de 25 mil torcedores nas duas edições anteriores da Série A: 25.773 por partida, em 2023, e 26.519, em 2024.
As 12 ligas nacionais de futebol mais valiosas do mundo
- Premier League (Inglaterra): 11,77 bilhões de euros
- LaLiga (Espanha): 5,29 bilhões de euros
- Serie A (Itália): 5,07 bilhões de euros
- Bundesliga (Alemanha): 4,48 bilhões de euros
- Ligue 1 (França): 3,52 bilhões de euros
- Série A (Brasil): 1,63 bilhão de euros
- Liga Portugal: 1,59 bilhão de euros
- Eredivisie (Holanda): 1,28 bilhão de euros
- MLS (Estados Unidos): 1,24 bilhão de euros
- Super Lig (Turquia): 1,15 bilhão de euros
- Saudi Pro League (Arábia Saudita): 1,02 bilhão de euros
- Campeonato Argentino: 962 milhões de euros
Fonte: SportingPedia
Brasileirão 2025
O Campeonato Brasileiro de 2025 começará em 29 de março e terminará em 21 de dezembro. A fórmula é a mesma desde 2006: 20 clubes se enfrentam em turno e returno, totalizando 38 rodadas, e o maior pontuador fica com o título.
Os times participantes neste ano são Atlético, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Bragantino, Santos, Sport, São Paulo, Vasco e Vitória.