SÉRIE A

Série A do Brasileiro de 2025 terá novidades: o que clubes e CBF decidiram

Reunião definiu mudanças para a Série A deste ano, entre elas, um novo sistema de reposição de bolas e a programação dos clubes nas datas Fifa

Representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2025 e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol se reuniram na sede da entidade, no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (123). Foram aprovadas novidades para esta edição do torneio nacional.

“Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados e estamos sempre de portas abertas. A reunião teve muito diálogo. A CBF não é dona da verdade, e o bom senso prevaleceu. Estamos prontos agora para iniciar a Série A do Campeonato Brasileiro, competição que a cada ano cresce. Nas duas últimas edições, a média de público foi superior a 25 mil torcedores por partida, uma marca histórica da competição. A audiência também só aumenta”, declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade.

Algumas das novidades incluídas pela CBF dizem respeito à arbitragem, às datas Fifa e ao combate ao racismo.

Sistema de bolas múltiplas

O torneio nacional também implementará um método de reposição de bola: o Sistema de Bolas Múltiplas. Ele é utilizado na Premier League com o objetivo de que os jogos tenham mais tempo de bola rolando.

Funcionará da seguinte forma: 16 bolas serão posicionadas em torno do gramado, em cones, e o jogador apenas “retira” a bola do suporte. O gandula tem apenas o papel de repor as bolas nesses suportes.

Tal sistema de reposição também foi implementado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) no Campeonato Paulista desta temporada.

Arbitragem do Brasileiro

A entidade anunciou a adição de um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem, que avaliará as decisões tomadas pelos árbitros durante a competição.

O comitê organizado pela CBF é composto pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014; pelo argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018; e pelo brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, com larga experiência.

O órgão faz parte da renovada estrutura da nova Comissão de Arbitragem. A equipe técnica multidisciplinar contará com nomes como Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

Datas Fifa e Mundial de Clubes

Assim como nas últimas duas edições, o Brasileirão será paralisado durante as datas Fifa. Não haverá jogos no período das concentrações da Seleção Brasileira, e as equipes que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.

Além disso, para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, previsto para ser disputado entre 15 de junho a 13 de julho, a Série A será paralisada.

Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo serão os representantes nacionais no Mundial. Enquanto os quatro clubes estiverem na competição da Fifa, as outras equipes poderão fazer intertemporadas ou viagens para o exterior.

Protocolo de combate ao racismo

O Brasileiro 2025 adotará o protocolo antirracista implementado pela Fifa. O procedimento é feito em três etapas e consiste em cruzar os braços em sinal de ‘X’ para denunciar um ato de cunho racista. O ato pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Jogadores e oficiais devem comunicar o juiz por meio de tal gesto.

O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF.

“Seremos extremamente vigilantes no combate ao racismo em todas as partidas com a instrução para o acionamento do Protocolo Global se necessário for”

Rodrigo Cintra, gestor da comissão de arbitragem

Inscrição de jogadores na Série A

Os clubes poderão inscrever no mínimo 35 jogadores até 28 de março (sexta-feira, véspera do início da competição). Depois, poderão inscrever 50 atletas, no máximo, até 12 de setembro, (sexta-feira, véspera da 23ª rodada). As equipes poderão substituir, no máximo, oito atletas, até 3 de outubro (antes da 27ª rodada).

Limite de estrangeiros na Série A

O limite de estrangeiros aprovado em 2024 foi mantido. Dessa forma, os clubes podem inscrever até nove atletas de fora no país no Brasileirão.

Protocolo de Concussão

A CBF também divulgou detalhes do protocolo de concussão que será adotado. O regulamento estabelece uma substituição extra se um jogador sofrer uma concussão após choque na cabeça. Caso necessário, o médico da equipe, responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem usando um cartão vermelho.

A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada equipe em campo. O jogador substituído ainda deverá ficar afastado pelo período mínimo de cinco dias a partir do momento da concussão.

Sistema de disputa do Brasileiro

O sistema de disputa do Brasileiro não passou por mudanças. Os 20 clubes se enfrentam entre em si, com 19 rodadas no primeiro turno e 19 no segundo, sendo que a 38ª e última rodada está prevista para 21 de dezembro.

Pela primeira vez na história, o campeonato nacional será disputado ao longo de 10 meses. A abertura será em 29 de março.

Bola do Brasileiro

A bola oficial da Série A de 2025 será a Nike Flight 25, que receberá um novo desenho neste ano.

Compartilhe