O Dia Nacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado nesta terça-feira (25/3), foi motivo de homenagens de diversos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Até a publicação desta matéria, entretanto, América, Atlético e Cruzeiro não se posicionaram.
A primeira manifestação de um clube da Primeira Divisão veio do Vitória. Nas redes sociais, o rubro-negro valorizou o respeito à diversidade e escreveu: “É essencial criar um ambiente seguro e acolhedor para todos, enquanto enfrentamos a homofobia”.
No futebol paulista, Corinthians, São Paulo, Santos e Bragantino se posicionaram. Os clubes pregaram amor e respeito.
“O Sport Club Corinthians Paulista respeita e acolhe a pluralidade, reafirmando sua posição de respeito à diversidade e ao acolhimento de todos, sem discriminação”, publicou o alvinegro paulistano.
O Fluminense também se manifestou. Pelas redes sociais, o tricolor pediu “respeito e oportunidade” na celebração do Dia Nacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
Os posts de todos os clubes dividiram a opinião de torcedores nos comentários. Diferentes comentários homofóbicos foram publicados, muitos insinuando que a homossexualidade deve ser atribuída ao clube rival.
Manifestação no vôlei
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi mais uma instituição que se posicionou no Dia Nacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
A entidade reforçou a luta contra a homofobia e pediu liberdade para amar.