O São Paulo anunciou nesta segunda-feira (31/3) a renovação de contrato com o goleiro Rafael. O vínculo, que era válido até o fim deste ano, se estendeu para dezembro de 2027, com possibilidade de prorrogação por mais uma temporada caso o jogador cumpra metas.
Rafael chegou ao tricolor em 2023, depois de vestir a camisa de Cruzeiro e Atlético. Pelo time paulista, o arqueiro soma 130 jogos, sendo 66 disputados em 2023, 51 em 2024 e 13 na temporada atual.
“O São Paulo é o projeto da minha vida e por isso essa continuidade é muito especial. Estou muito feliz. Nós começamos muito bem este projeto, com títulos, e espero que a gente possa continuar com a mesma fome de ganhar títulos. Quero vivenciar isso cada dia mais, porque temos um caminho maravilhoso para conquistar mais coisas. Vou fazer o meu melhor para retribuir o carinho que recebo da nossa torcida”, celebrou Rafael.
Em relação aos títulos, conquistou a inédita Copa do Brasil, na qual foi eleito o melhor goleiro; e a Supercopa Rei contra o Palmeiras, em 2024, quando defendeu dois pênaltis e recebeu o prêmio de melhor jogador.
Julio Casares, presidente do São Paulo, elogiou o goleiro e celebrou a renovação, assim como Carlos Belmonte, diretor de futebol.
“O Rafael é um grande goleiro, grande profissional e um líder de grande caráter. Ele é o símbolo de um São Paulo vencedor, campeão da Copa do Brasil e da Supercopa Rei. Estamos felizes com a renovação dele”
Julio Casares, presidente do São Paulo
“A renovação do Rafael é muito importante, porque estamos seguros com ele no gol. Tínhamos um projeto de ter um goleiro com segurança para a nossa torcida quando ele chegou, e daremos sequência a isso agora”, completou o diretor de futebol Carlos Belmonte.
Carreira de Rafael
Rafael está no São Paulo desde dezembro de 2022, quando foi contratado do Atlético por cerca de R$ 5 milhões. Desde então, o goleiro disputou 70 partidas oficiais, tornando-se titular absoluto com atuações seguras e defesas arrojadas.
De 2020 a 2022, Rafael vestiu a camisa do Atlético, sendo reserva de Everson na maior parte do tempo. No Galo, participou de 31 jogos e conquistou seis títulos: três estaduais, uma Supercopa do Brasil, uma Copa do Brasil e um Brasileiro.
Antes de atuar pelo clube alvinegro, Rafael jogou pelo Cruzeiro por 11 temporadas. Ainda que tenha ficado como suplente de Fábio em grande parte do período, o goleiro esteve em campo em 112 partidas.
Rafael atuou regularmente pela Raposa entre agosto de 2016 e maio de 2017, época em que Fábio tratou grave lesão no joelho direito. Em 11 anos de clube, ganhou 10 títulos, entre os quais dois Brasileiros e duas Copas do Brasil.