O técnico Leonardo Jardim revelou que o meia Rodriguinho pode ser emprestado pelo Cruzeiro nesta janela de transferências. Pouco usado nos últimos meses, o jogador de 22 anos chegou ao clube no início de 2025, quando deixou o América em fim de contrato.
Jardim comentou a situação de Rodriguinho neste domingo (20/7), após a vitória por 4 a 0 sobre o Juventude, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia não foi relacionado para a partida.
“Eu vou abrir o jogo para vocês. O Rodriguinho é um jogador que teve algumas oportunidades, jogou em algumas situações na primeira fase (da temporada). Mas eu gostaria que ele jogasse mais. Com o retorno do Matheus Henrique, que tem as mesmas características, ele vai perder espaço no segundo turno”, iniciou.
“Gostaria de que ele pudesse rodar (ir para outro time), para no próximo ano voltar mais forte. Ele é um ativo nosso, é um jogador de qualidade. Vamos ver se isso acontecerá. Se não acontecer, vai continuar aqui trabalhando. Isso porque eu gosto do jogador. Quando o treinador fala tão sinceramente vocês pensam que ele está afastando (o jogador), mas não é isso. Eu tive jogadores importantes nas minhas equipes (anteriores) que emprestei para ganhar ritmo e voltarem”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Leia: Com show de atacantes, Cruzeiro goleia Juventude e mantém embalo na liderança do Brasileirão
Jardim cita zagueiro multicampeão como exemplo
Como exemplo, o técnico citou o ex-zagueiro português Ricardo Carvalho, revelado no Porto. Antes de se tornar uma estrela, o atleta foi emprestado a times de menor expressão no país. Posteriormente, ganhou destaque nos Dragões e ainda defendeu gigantes como Chelsea e Real Madrid.
“É uma lógica normal da vida esportiva. Os atletas que jogam menos, se forem jovens, eu acho que têm que jogar. Todos os atletas de alto nível que conheço, e acho que conheço alguns, têm algo em comum: entre os 20 e 23 anos estiveram a competir. E é fundamental competir, principalmente nessas idades.
Último jogo de Rodriguinho pelo Cruzeiro
Rodriguinho já participou de oito jogos neste ano e não contribuiu com gols. O jogador foi revelado pelo América, mas fez o início da formação nas categorias de base do Cruzeiro.
A última vez em que Rodriguinho entrou em campo oficialmente foi no empate por 0 a 0 com o Unión, da Argentina, em 28 de maio, pela sexta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Jardim usou reservas e jogadores da base em cinco dos seis jogos do torneio continental.
Das oito partidas disputadas por Rodriguinho, cinco foram na Sul-Americana. Ele ainda participou de um jogo na Série A e dois no Campeonato Brasileiro, além de amistosos.