FUTEBOL NACIONAL

Entenda por que campeões do Brasileiro na década de 1980 só receberam medalhas em 2025

Com 40 anos de atraso, cinco jogadores estiveram na sede da CBF nesta terça-feira (12/8) e receberam a medalha de campeão do Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

Cinco jogadores do Coritiba que participaram da conquista do Campeonato Brasileiro de 1985 estiveram na tarde de terça-feira (12) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro. Com 40 anos de atraso, receberam as medalhas do triunfo, assegurado com uma vitória sobre o Bangu, nos pênaltis, no Maracanã: 6 a 5, após empate por 1 a 1.

Na ocasião, as medalhas originais não foram entregues, sem que houvesse maiores explicações. O sumiço se tornou secundário diante do triunfo inédito, porém a cobrança pela devida premiação foi retomada nas comemorações de quatro décadas.

Presente em um dos eventos da celebração, o novo presidente da CBF, Samir Xaud, tomou conhecimento da situação e ouviu o apelo por uma solução, ainda que tardia. Então, mandou confeccionar as peças referentes ao título daquele Brasileiro.

De acordo com nota da confederação, a ideia foi reparar “uma injustiça histórica”. No evento na sede da entidade, foram agraciados Dida, Rafael Cammarota, André, Índio e Elizeu. Segundo a CBF, as demais medalhas serão entregue aos demais campeões ou a seus familiares nos próximos dias.

Compartilhe
google-news-logo