Paulo César Zanovelli foi o árbitro escolhido para apitar a partida entre Atlético e Cruzeiro, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (15/10), a partir das 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Este será o quarto clássico da carreira de Zanovelli, que é mineiro de Juiz de Fora.
Nos três jogos anteriores, o retrospecto foi de duas vitórias do Cruzeiro e um empate. Todos esses jogos foram válidos pela primeira fase do Campeonato Mineiro.
Cruzeiro 1 x 0 Atlético em 2021
Um dos clássicos mais marcantes dos últimos anos ocorreu em 11 de abril de 2021, na nona rodada do Estadual. Com gol do atacante Airton, o Cruzeiro bateu o Atlético por 1 a 0 no Mineirão, em BH.
Por causa da pandemia de COVID-19, não houve público no estádio. Essa foi a única vez em que os times se enfrentaram sem a presença de torcedores.
Também foi um clássico marcado pela disparidade de elencos, já que o Atlético viveu um momento ímpar naquele ano, sendo campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil.
Já o Cruzeiro, que acabara de completar um século de existência, viveu a pior temporada de sua história. Afundado em uma crise esportiva e institucional, o clube terminou a Série B de 2021 na 14ª posição, com 48 pontos – cinco acima do primeiro rebaixado.
Clássico teve duas expulsões polêmicas
Ocorreram duas expulsões polêmicas nesse clássico: Zanovelli mostrou cartão vermelho direto para os atacantes William Pottker (Cruzeiro) e Hulk (Atlético), que trocaram agressões no fim do jogo. Eles deixaram o campo e seguiram discutindo na escada para os vestiários.
Cruzeiro 1 x 1 Atlético em 2023
Zanovelli voltou a apitar um clássico em 13 de fevereiro de 2023. Na quinta rodada do Mineiro, Cruzeiro e Atlético empataram por 1 a 1 no Independência, em BH. Os gols foram marcados pelo atacante celeste Bruno Rodrigues e Hulk.
A arbitragem anulou dois gols do Galo nesse jogo, ambos por impedimento. O Atlético saiu atrás, mas empatou em cobrança de falta de Hulk.
Houve muitas manifestações negativas às decisões da arbitragem. Além de reclamações intensas dos jogadores, foram registrados na súmula do o arremesso de copos no campo e o estouro de bombas.
Atlético 0 x 2 Cruzeiro em 2024
Em 3 de fevereiro de 2024, a Arena MRV recebeu clássico pela terceira rodada do Estadual. O Cruzeiro venceu por 2 a 0 com gols do zagueiro Zé Ivaldo e do atacante João Pedro.
Apitado por Zanovelli, esse clássico também ficou marcado por confusões nas arquibancadas. Dois torcedores do Atlético tentaram invadir o gramado.
Também ocorreram arremessos de campos e gritos homofóbicos direcionados ao então goleiro do Cruzeiro, Rafael Cabral.