O Estádio Nilton Santos não lotou nesta quarta-feira (15/10) para receber o clássico entre Flamengo e Botafogo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja abaixo o público e renda da partida.
O rubro-negro superou o Fogão por 3 a 0, com gols de Pedro, Luiz Araújo e Plata. Agora, na segunda colocação, está com 58 pontos – três a menos que o líder Palmeiras.
Ao todo, 22.625 pessoas compareceram ao estádio do Glorioso, 20.570 pagantes. O público representa aproximadamente da capacidade do Nilton Santos, que pode receber até 45 mil pessoas. A renda bruta foi de R$ 880.810,00.
A quantidade de torcedores no estádio foi muito superior à do último jogo do Botafogo como mandante. Na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, em 1º de outubro, 8.059 pessoas assistiram à partida.
Mosaico provocativo ao Flamengo
Antes da bola rolar no clássico, a torcida alvinegra fez grande festa e apresentou um mosaico provocativo em 3D ao rival Flamengo.
Com um cachorro musculoso vestido com a camisa do Botafogo e um urubu – mascote do Fla – gordo sentado em uma pilha de dinheiro – e com dinheiro até na “cueca” -, o desenho ainda traz três frases. A primeira e mais forte é: “Tomei de quatro e pedi fair pay”, clara referência à goleada aplicada por 4 a 1 aplicada pelo Glorioso no Brasileiro do ano passado, que foi conquistado pelo alvinegro.
Do lado direito do urubu, havia placa com os escritos: “O atraso do futebol brasileiro”. Do lado esquerdo, a torcida posicionou umaa simulação de um jornal de 2020 com os dizeres: “Por que não voltar o futebol? Mais um dia com milhares de mortes do Covic-19 no Brasil”. As manchetes são alusões à postura do Flamengo em 2020, que defendia o retorno do futebol em meio à fase criítica da pandemia, enquanto o Botafogo era contra.
Campanha oscilante desmotiva torcida do Botafogo
O Botafogo tem oscilado no Campeonato Brasileiro e não consegue repetir as boas atuações de 2024, ano em que o clube venceu a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Os resultados têm desanimado a torcida, que não tem comparecido massivamente ao estádio. No Brasileiro, o alvinegro ocupa a quinta colocação, com 43 pontos.