CAMPEONATO BRASILEIRO

Flamengo x Palmeiras: árbitro justifica expulsões, e CBF divulga áudio de lances polêmicos

Piquerez e auxiliar foram expulsos por Wilton Pereira Sampaio após a derrota de 3 a 2 do Palmeiras para o Flamengo

Piquerez foi expulso por Wilton Pereira Sampaio após a derrota de 3 a 2 do Palmeiras para o Flamengo, neste domingo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo recebeu o vermelho por exagerar na reclamação.

Na súmula, o árbitro justificou a expulsão do jogador alviverde no Maracanã.

“Motivo: por após o término da partida se dirigir até a equipe de arbitragem, que se encontrava próxima ao círculo central, de maneira agressiva e com o dedo em riste e proferir as seguintes palavras: ‘você está de sacanagem, veio aqui só pra roubar a gente’. Após a apresentação do cartão vermelho, o mesmo teve que ser contido pelo policiamento”, escreveu.

O auxiliar João Martins também recebeu o vermelho. Wilton Pereira Sampaio alegou que o português proferiu as seguintes palavras: “sempre você nos prejudicando, você está de marcação com o Palmeiras”.

Após a apresentação do cartão, João Martins ainda continuou protestando. “Porque me expulsou? É o meu dever vim aqui reclamar”, disse o auxiliar segundo o árbitro.

Os dois, portanto, não poderão estar no embate contra o Cruzeiro, no próximo domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O embate será no Allianz Parque, às 20h30 (de Brasília).

Antes disso, entretanto, o Palmeiras visita a LDU, pela partida de ida da semifinal da Libertadores.

CBF divulga áudio

A CBF divulgou os áudios do VAR nos lances polêmicos do jogo. A entidade disponibilizou a análise do possível pênalti de Jorginho em Gustavo Gómez, no começo do clássico. Wilton Pereira Sampaio não marcou em campo e foi bancado pela equipe do VAR, liderada por Caio Max Augusto Vieira.

“Para mim, é só uma mão de referência. Não tem impacto. Pode seguir. Os dois braços estão estendidos. Não faz a flexão. Não tem impacto para empurrão”, disse o VAR.

Pênalti para o Flamengo

O pênalti marcado a favor do Flamengo, de Bruno Fuchs em Pedro, também teve o áudio divulgado. A falta foi assinalada em campo e confirmada pelo VAR. Os palmeirenses reclamaram de duas faltas na jogada, mas a arbitragem não concordou em nenhuma.

Na origem da jogada, o Verdão pediu uma infração em Vitor Roque. Para as autoridades, o lance não fez parte da fase de ataque. Depois, o VAR vê apenas um encontrão de Pedro com Fuchs.

“Claramente tem um pisão que impacta na queda. O penal está confirmado. Pisão é claro. No começo, a partir do momento em que ele joga essa bola para trás, não tem mais verticalidade. A equipe está totalmente em sue campo de defesa e postada. O jogador de vermelho (Pedro) está correndo e o de verde (Fuchs) está buscando o vermelho. Ele se desloca no caminho do vermelho”, declarou o VAR.

“Na origem da jogada, não faz parte da fase de ataque e, depois, o Pedro tem um encontrão com o Fuchs. O defensor se coloca na frente do atacante. Eles trombam e o defensor deixa o corpo cair. Penal confirmado”, completou Caio Max Augusto Vieira.

Em nenhum dos três lances Wilton Pereira Sampaio foi chamado ao VAR para revisão.

Clima quente

A arbitragem foi o principal tema do pós-jogo. O técnico Abel Ferreira elencou os lances em que, na sua visão, o juíz errou. O Flamengo, por sua vez, rebateu o comandante palmeirense com o treinador Filipe Luís e o diretor José Boto.

Mais tarde, o diretor do Verdão, Anderson Barros, emitiu uma nota oficial alegando falta de ética por parte dos rubro-negros.

Situação na tabela

Com a derrota, o Palmeiras segue na liderança, mas agora com os mesmos 61 pontos do Flamengo, que está em segundo por ter uma vitória a menos. Ambos os clube têm um jogo a menos na competição.

Compartilhe
Sair da versão mobile