Está chegando a hora de decidir os destinos na Série A do Campeonato Brasileiro! Com 30 rodadas disputadas, Flamengo e Palmeiras despontam na briga pelo título, enquanto Cruzeiro e Mirassol estão praticamente garantidos na Libertadores de 2026.
Por outro lado, há pelo menos sete postulantes que se digladiarão pelas vagas remanescentes no torneio continental, dentre os quais gigantes do futebol brasileiro, como Bahia, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo e Corinthians.
Com oito rodadas por jogar, a disputa se afunilou como nunca. Em pouco tempo, serão conhecidos os clubes que lograrão êxito em busca deste objetivo.
A seguir, o No Ataque atualiza as chances de classificação para a Libertadores de 2026.
Chances de classificação à Libertadores
Com a final da Libertadores deste ano, entre Flamengo e Palmeiras, o G6 da Série A, que assegurava lugar para a fase preliminar da Libertadores, virou G7. Assim, a briga pelas vagas na próxima edição do certame ganhou novos contornos.
Palmeiras e Flamengo já se garantiram. Cruzeiro e Mirassol estão virtualmente assegurados – segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais de 99% de probabilidade.
O Bahia também já colocou um pé no torneio continental, com 91% de chance. Botafogo e Fluminense têm o objetivo encaminhado, com 71,3%.
Do Vasco ao Atlético, há um caminho espinhoso a ser percorrido. Os concorrentes precisarão de desempenhos consistentes nas últimas rodadas do Brasileiro, a fim de atingirem o objetivo desejado.
Do Bragantino ao Fortaleza, os times têm chances menores que 1%.
Confira abaixo a lista completa dos clubes que ainda têm possibilidade de figurar na Libertadores do ano que vem.
Como está a corrida pela Libertadores, segundo a UFMG?
- Bahia (91%)
- Botafogo e Fluminense (71,3%)
- Vasco (31,9%)
- São Paulo (17,8%)
- Corinthians (7%)
- Grêmio (5,3%)
- Atlético (2,6%)
- RB Bragantino (0,93%)
- Internacional (0,66%)
- Ceará (0,25%)
- Santos (0,06%)
- Vitória (0,007%)
- Fortaleza (0,002%)