As três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro até preocupam o torcedor do Ceará, mas a reta final pode deixar tudo ainda pior. O Vozão terá a árdua missão de enfrentar os times que protagonizam o G4 da Série A justamente nas quatro rodadas finais: Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol.
Na 35ª rodada, o adversário do Ceará será a sensação do Brasileirão. No Maião, no interior paulista, o Mirassol receberá o rival cearense no fim de semana de 22 e 23 de novembro. Já na semana seguinte, o adversário será o Cruzeiro, no Castelão.
Já a 37ª rodada será diante do Flamengo, no Maracanã, em partida que será marcada dias após a final da Copa Libertadores – em 30 de novembro, o time carioca estará em Lima, no Peru, em busca do título continental. Por fim, no domingo, 7 de dezembro, o clube duelará com o Palmeiras, em Fortaleza.
Como exemplo, no primeiro turno, o Ceará fez quatro pontos nessa sequência, e a vitória foi bem surpreendente. Após perder em casa para o Mirassol, a equipe venceu o Cruzeiro no Mineirão e empatou com o Flamengo no Castelão. A sequência foi finalizada com um revés diante do Palmeiras.
Desta forma, o atual 14º colocado deve ficar atento aos riscos de queda à Série B. O Ceará já somou 35 pontos, quatro a mais que o Vitória, primeiro clube na zona da degola. A chance de rebaixamento do Vozão, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, é de 14,1%.
Jogos do Ceará que antecedem à reta final complicada
Para estar próximo de escapar do rebaixameno – ter menos que 10% de chances, segundo a UFMG -, o número “mágico” é de 44 pontos. Portanto, o Ceará deve buscar três vitórias nas oito rodadas finais. E uma sugestão é que não deixe para alcançar essa meta justamente diante dos quatro melhores colocados do Brasileirão.
Antes dessa reta final bem complicada, o Vozão enfrentará Fluminense, Fortaleza e Internacional em casa, enquanto visitará o Corinthians na Neo Química Arena. O primeiro duelo dessa saga contra o rebaixamento será diante do Tricolor Carioca, no Castelão, no domingo (2/11), às 16h.