O Campeonato Brasileiro deu início à 31ª rodada neste sábado (1º/11), e a reta final pode estar apontando um “domínio” do futebol carioca. O estado do Rio de Janeiro está com quatro representantes entre os oito melhores clubes da Série A e pode ter todos os grandes rivais na Copa Libertadores de 2026.
O “domínio” do Rio passa, principalmente, pelo Flamengo. Finalista continental, o Flamengo segue com força total no Brasileirão e assumiu a liderança neste sábado (1º/11). Com 64 pontos, a equipe está garantida na Libertadores de 2026.
Já os rivais estão fechando esse grupo dos oito primeiros. Após empatar sem gols com o Mirassol neste sábado (1º/11), o Botafogo ficou na sexta colocação, com 48 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que tem um ponto a menos e enfrentará o Ceará neste domingo (2/11), às 16h, no Castelão.
Por fim, o Vasco foi o último a chegar à parte de cima da tabela do Brasileirão e fecha o grupo dos oito primeiros colocados, com direito aos quatro representantes cariocas. A equipe de Fernando Diniz tem 42 pontos e enfrentará o São Paulo neste domingo (2/11), às 20h30, em São Januário, com a intenção de manter o oitavo lugar, até porque o rival está um ponto e um lugar abaixo.
Possibilidade de irem à Libertadores
A manutenção de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco entre os oito melhores times do Campeonato Brasileiro deixaria o Rio de Janeiro perto de um feito inédito: a participação dos quatro clubes na mesma edição da Copa Libertadores da América.
No atual momento, com a existência do G7, Flamengo, Botafogo e Fluminense estariam garantidos na competição continental de 2026. Já o Vasco teria várias possibilidades, já que o título da Copa do Brasil de Fluminense e Cruzeiro abriria a oitava vaga, assim como o próprio time cruz-maltino pode conquistar o torneio de mata-mata.
O único semifinalista que não “deixaria” o Vasco ir à Libertadores em caso de título da Copa do Brasil é o Corinthians. A equipe paulista pode atrapalhar o “carnaval carioca” na América do Sul.
Classificação do Campeonato Brasileiro
- Flamengo – 64 pontos
- Palmeiras – 62 pontos
- Cruzeiro – 60 pontos
- Mirassol – 56 pontos
- Bahia – 49 pontos
- Botafogo – 48 pontos
- Fluminense – 47 pontos
- Vasco – 42 pontos
- São Paulo – 41 pontos
- Corinthians – 39 pontos (-3 de saldo de gols)
- Grêmio – 39 pontos (-5 de saldo de gols)
- Bragantino – 36 pontos (10 vitórias)
- Atlético – 36 pontos (9 vitórias)
- Ceará – 35 pontos (-2 de saldo de gols)
- Internacional – 35 pontos (-8 de saldo de gols)
- Santos – 33 pontos
- Vitória – 31 pontos
- Fortaleza – 28 pontos
- Juventude – 26 pontos
- Sport – 17 pontos