CAMPEONATO BRASILEIRO

Os cinco erros de arbitragem mais marcantes do Brasileiro de 2025

Lance que envolve Cruzeiro compõe lista dos erros de arbitragem mais marcantes; Atlético aparece em 'menção honrosa'

Compartilhe

O Campeonato Brasileiro de 2025 foi marcado por erros de arbitragem. Os equívocos ocorreram em diversas situações nesta edição da liga nacional, e a reportagem listou cinco exemplos marcantes, além de algumas “menções honrosas”.

5 erros marcantes no Brasileiro

Sport 0 x 0 Fortaleza – gol anulado de Yago Pikachu

Um dos lances mais polêmicos da liga nacional. As equipes empataram na Ilha do Retiro, mas o Fortaleza poderia ter vencido com gol de Yago Pikachu.

O ala finalizou de canhota, a bola bateu no travessão e tocou o chão. Diversas imagens mostravam a bola dentro do gol do Sport, mas o árbitro Marcelo Candançan afirmou que não houve visão conclusiva para confirmar o tento.

São Paulo 2 x 3 Palmeiras – pênalti não marcado em Tapia

O momento de maior reclamação nesta edição. O São Paulo vencia o clássico contra o Corinthians por 2 a 0 e, no início do segundo tempo, teve um pênalti em Tapia sonegado pela arbitragem. O VAR não chamou.

Ramon Abatti Abel, árbitro, e Ilbert Estevam, assistente de vídeo, interpretaram que não houve intenção de Allan ao derrubar o atacante do São Paulo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu o erro, e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu a dupla com 40 dias de suspensão.

O duelo significou um divisor de águas no Brasileiro, segundo Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. O Verdão venceu aquela partida, mas o São Paulo reclamou de um suposto “favorecimento” e aqueceu o debate sobre a arbitragem.

Flamengo 3 x 2 Palmeiras – pênalti não marcado em Gómez

Dessa vez, o Verdão foi prejudicado pela arbitragem. Jorginho empurrou Gustavo Gómez com as duas mãos pelas costas dentro da área, mas o árbitro não marcou, e o VAR também não o acionou. O duelo estava empatado por 0 a 0 naquele momento.

Wilton Pereira Sampaio, árbitro do confronto, foi criticado por Abel Ferreira e companhia, especialmente porque se tratava de um confronto direto na briga pelo título. O Flamengo acabou campeão, enquanto o Palmeiras ficou com o vice.

Palmeiras 0 x 0 Cruzeiro – Expulsão de Gómez

Outro erro envolvendo o Alviverde. Se Gustavo Gómez sofreu pênalti contra o Flamengo, deveria ter recebido cartão vermelho diante do Cruzeiro, no Allianz Parque.

A entrada foi dura, na canela de Wanderson, que se lesionou em outubro e voltou a campo apenas no último compromisso da Raposa, em 20 de dezembro, na volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O árbitro Rafael Klein foi acionado pelo VAR, mas mostrou apenas o cartão amarelo.

Grêmio 1 x 1 Internacional – Pênalti não marcado em Aravena

Pelo peso do jogo, um erro grande. Quando a partida se encaminhava para o empate, Aravena foi derrubado por Aguirre de maneira gritante dentro da área.

Bráulio da Silva Machado, árbitro, foi chamado por Wagner Reway, assistente de vídeo, mas, mesmo assim, optou por não marcar a penalidade. O lance gerou revolta por parte do Grêmio, e a CBF admitiu o erro posteriormente.

Menções honrosas

  • Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pênalti não marcado em Neymar
  • Bragantino 2 x 2 Santos – Pênalti não marcado em Pedro Henrique
  • Bragantino 1 x 0 Grêmio – Pênalti mal marcado de Marlon
  • Sport 1 x 2 Palmeiras – Pênalti mal marcado em Veiga
  • Grêmio 1 x 0 Bahia – Pênalti mal marcado em Braithwaite
  • Grêmio 0 x 2 Flamengo – Pênalti não marcado de Gerson
Compartilhe
Sair da versão mobile