A lista de 26 convocados divulgada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti para amistosos contre Senegal e Tunísia, em novembro, tem apenas um estreante na Seleção Brasileira: o lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia.
Destaque do Campeonato Brasileiro deste ano, o defensor foi muito elogiado por Ancelotti nesta segunda-feira (3/11), em coletiva de imprensa após a convocação. O treinador explicou por que decidiu chamar o atleta de 26 anos para possivalmente jogar pela primeira vez com a Amarelinha a menos de um ano do início da Copa do Mundo. O principal torneio do futebol se inicia no dia 11 de junho de 2026 e será nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
“É um jogador com perfil técnico muito importante. Ontem, deu uma assistência muito boa para o gol do Bahia. É um jogador que também pode jogar por dentro, como lateral-esquerdo…é um jogador que está fazendo muito bem com o Bahia. Na avaliação de laterais que temos feito, como Douglas Santos, Caio Henrique, ele merece que façamos uma avaliação só para ele”
Carlo Ancelotti
O que Luciano Juba disse
“Hoje posso dizer que realizo meu sonho de criança de ter a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira, e vou dar o meu máximo para representar meu país”, iniciou o lateral-esquerdo. “Desde criança, abri mão de muita coisa para me profissionalizar no futebol. Por mais que estivesse distante, nunca desisti de lutar pelos meus objetivos e sonhar cada vez mais alto. Agradeço demais todo o apoio da minha família, amigos, staff e companheiros do Bahia. Sem vocês, esse momento não seria possível.”
“À minha esposa Yasmin, e ao meu filho Gael, vocês são o meu combustível diário, obrigado por tudo, essa conquista é nossa. Tudo por vocês! À minha avó, que sempre cuidou de mim, me motivou e me guiou durante toda essa trajetória. Obrigado, vovó! Aos meus pais Luciano e Silvana e ao meu irmão Vitinho, agradeço demais por toda a torcida e apoio em cada etapa. Aos meus empresários Luizinho, Léo, Rafael, Pepe e Thomas, gratidão pela amizade e conduta impecável durante todos os momentos da minha carreira”, finalizou Juba, nas redes sociais.
A carreira de Luciano Juba
Naturak de Serra Talhada, em Pernambuco, Luciano Juba é cria do Serra Talhada e do Sport. Ele estreou como profissional em 2020, com a camisa do rubro-negro. Em 2021, foi emprestado para o Confiança, do Sergipe, onde fez 16 jogos, com um gol e uma assistência. No mesmo ano, ele retornou ao Leão e, mais maduro, passou a assumir protagonismo na equipe.
Formado como lateral, Juba passou a atuar como meia-esquerda no Sport e esteve entre os líderes de números ofensivos do time entre 2022 e 2023, ano no qual foi o vice-artilheiro e maior garçom do rubro-negro, com 20 gols e 18 assistências.
Em setembro de 2023, Luciano se transferiu para o Bahia após 156 jogos com a camisa do Leão, com 31 gols marcados e 31 assistências. No Tricolor de Aço, Juba voltou a atuar como lateral-esquerdo e assumiu a titularidade absoluta da equipe no setor no ano passado. Neste ano, ele soma números de destaque: foram seis gols e oito assistências em 26 partidas.
No total, Luciano Juba soma 10 gols e 15 assistências em 133 partidas pelo time soteropolitano.