Na luta contra o rebaixamento à Série C, o Amazonas conta com a experiência de Aderbal Lana, técnico mais velho em atividade no futebol brasileiro. Aos 79 anos, ele estará na beira do gramado nas rodadas finais da Série B, substituindo Márcio Zanardi.
O experiente comandante treinou a equipe no início do ano em compromissos da Copa Verde, da Copa do Brasil e do Campeonato Amazonense. Em sete partidas, conquistou quatro vitórias.
Após essa fase, trabalhou como coordenador técnico do clube. Diante da má fase do Amazonas, retornou à função de técnico. Aderbal estava há 20 anos sem dirigir uma equipe da Série B. A última vez foi com a Anapolina, em 2005.
Ele reestreou com triunfo na competição: 2 a 0 sobre o Cuiabá, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, no domingo (2/11).
Carreira de Aderbal Lana no futebol
Natural de Uberlândia, Aderbal Lana treinou mais de 30 clubes em 52 anos de atividade. Ele conquistou 11 títulos do Campeonato Amazonense e três taças da Copa Norte.
Aderbal também trabalhou com treinador na Arábia Saudita. Por lá, comandou o Al Raid, de 1991 a 1994.
Antes de iniciar a carreira à beira de campo, em 1973, Lana foi jogador de futebol. Ele atuou como lateral-esquerdo e jogou por Uberlândia, Anápolis, Itumbiara e Atlético Goianiense.
Perfil do treinador
Aderbal Lana é conhecido por ter o perfil de “técnico raiz” e diz ter o café e o cigarro como companheiros. Em entrevista ao UOL, ele diz fumar dois maços de cigarro por dia.
“Fumo dois maços por dia. E tomo bastante café. Quase não saio do quarto do hotel. Sou muito conhecido e se vou a um bar ou um restaurante, o garçom já pergunta se vamos ganhar o próximo jogo. É muito chato”, disse o treinador, em setembro de 2023.
Recentemente, Aderbal viralizou nas redes sociais por ter esses hábitos. Após a vitória do Amazonas sobre o Cuiabá, torcedores compartilharam fotos do técnico com um cigarro na boca.
Amazonas no Campeonato Brasileiro
O Amazonas vive momento complicado na Série B. O time é o 18º colocado, com 38 pontos. A equipe precisa surpreender nas rodadas finais.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a Onça-pintada tem 86,7% de chance de cair para a Série C.
Próximo jogo da equipe
A próxima partida do Amazonas será contra o Botafogo-SP, em confronto direto da luta contra o rebaixamento. As equipes se enfrentam no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, na segunda-feira (10/11), às 21h30, pela 36ª rodada.
Posteriormente, o clube da Região Norte pegará Paysandu (fora) e Coritiba (casa).