CAMPEONATO BRASILEIRO

América x Goiás: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Coelho enfrenta o time esmeraldino neste domingo, às 16h, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada da Série A

Compartilhe
google-news-logo

O América virou a página. Uma nova história no Campeonato Brasileiro pode começar a ser escrita neste domingo (13/8), a partir das 16h, no Independência, quando o técnico argentino Fabián Bustos comandará o time pela primeira vez. O Goiás, que também luta contra o rebaixamento, mas vem de quatro jogos de invencibilidade, será o adversário do Coelho. A partida será disputada pela 19ª rodada. 

Enquanto o América é o lanterna da competição, com apenas 10 pontos, o Goiás está na 15ª posição, com 19, um a mais que o primeiro time no Z4, o Santos.

Além da estreia do novo treinador, o ânimo no Coelho está ainda mais renovado pela classificação heroica nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na última quinta-feira (10/8), o time comandado pelo auxiliar técnico fixo Diogo Giacomini empatou com o Bragantino (3 a 3), na Neo Química Arena, em São Paulo. Com o resultado, a vaga foi decidida nos pênaltis: vitória do América por 4 a 3, com destaque para as duas defesas do goleiro Matheus Cavichioli. 

O Goiás, por sua vez, foi eliminado nas oitavas da mesma competição. Depois de ser derrotado pelo Estudiantes, na Argentina, por 3 a 0, o esmeraldino sofreu novo revés no Serra Dourada (2 a 0), na última quinta-feira.

Entretanto, na Série A, o time do técnico Armando Evangelista vem embalado com quatro jogos de invencibilidade. A sequência começou com um empate sem gols contra o Atlético, em Goiânia. Depois, o Goiás venceu o Cruzeiro (1 a 0), no Independência; empatou com o Grêmio (1 a 1), em casa; e bateu o Fortaleza (1 a 0), no Serrinha. 

América x Goiás: onde assistir ao vivo

O confronto entre América e Goiás, no Independência, terá transmissão exclusiva no canal fechado Premiere.

América x Goiás: escalações e desfalques

América

Ao todo, o time de Fabián Bustos terá oito desfalques para a partida contra o Goiás. 

No último jogo do América pelo Campeonato Brasileiro – derrota para o Bahia (3 a 1), em Salvador – o zagueiro Esteban Burgos foi expulso. Além dele, o volante Juninho e o meia-atacante Martín Benítez, que estavam pendurados, receberam o terceiro cartão amarelo. Sendo assim, os três não entrarão em campo neste domingo. 

No departamento médico do Coelho estão cinco jogadores. São eles: os atacantes Adyson (cirurgia no joelho), Dadá Belmonte (pubalgia), Aloísio (lesão muscular na coxa esquerda), e os zagueiros Ricardo Silva (lesão no joelho) e Danilo Avelar (lesão muscular na coxa direita).

Mistério 

A equipe titular que enfrentará o Goiás é um mistério. Fabián Bustos comandou apenas dois treinamentos – um na sexta e outro no sábado. Em sua primeira entrevista coletiva, o argentino afirmou que não divide o grupo entre titulares e reservas e, por isso, surpresas já podem aparecer neste domingo.

“Para mim, que coloco os jogadores, não existe titular e suplente. Vamos ver de partida a partida, vamos ir vendo. Neste domingo, por exemplo, tenho três jogadores que quase sempre entram no início dos jogos e agora não estarão presentes. Então o plantel tem muita gana e com a chegada do novo corpo técnico todos renovam as forças”, analisou.

“Obviamente que tenho meus gostos futebolísticos, mas vou tentar que todos [jogadores] tenham as mesmas possibilidades. Depois no dia a dia vão jogar aqueles que mostrarem trabalho, disciplina e compromisso”, completou.

Novo esquema tático?

Ao longo da temporada, o técnico Vagner Mancini montou o América em alguns jogos no 4-3-3, em outros no 4-4-2 e apareceram também algumas variações com três zagueiros. 

Questionado se manterá alguma formação já apresentada neste ano, Fabián Bustos disse que tem uma forma distinta de planejamento tático. Ele afirma que é pragmático e altera o esquema conforme o adversário, as condições de jogo e os atletas à disposição.

“Podemos jogar tranquilamente no 4-3-3, no 4-2-3-1, no 4-4-2, no 3-4-3, no 3-5-2… Depende da necessidade, da leitura de jogo e estratégia para tentar ganhar”, explicou.

Provável escalação do América: Matheus Cavichioli (Pasinato); Daniel Borges, Júlio, Éder e Nicolas; Lucas Kal, Javier Méndez e Emmanuel Martínez; Felipe Azevedo, Pedrinho e Mastriani.

Desfalques do América: Esteban Burgos, Juninho, Martín Benítez, Adyson, Dadá Belmonte, Aloísio, Ricardo Silva e Danilo Avelar.

Goiás

O Goiás pode ter duas novidades entre os titulares em relação ao time que venceu o Fortaleza na última rodada do Brasileiro: o zagueiro Bruno Melo e o atacante Allano. Ambos, inclusive, começaram a partida contra o Estudiantes pela Sul-Americana.

Bruno Mello não enfrentou o Fortaleza por causa de uma cláusula contratual. Já Allano deve ganhar a vaga de Anderson Oliveira, que ficou no banco contra a equipe argentina e nem sequer entrou em campo. 

O técnico Armando Evangelista segue sem contar com o lateral-esquerdo Sander, que está lesionado.

Provável escalação do Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira, Morelli e Guilherme; Allano (Anderson Oliveira), João Magno e Vinícius.

Desfalques do Goiás: Sander

Personagens do confronto

“Estamos complicados no Campeonato Brasileiro, mas jogando bem algumas partidas. Acabamos de eliminar o Bragantino, que está entre os cinco primeiros do Brasileirão. Isso mostra que é possível acreditar no trabalho de cada um. Para isso vamos ter que melhorar cada um dos jogadores. Vamos dar nosso melhor, nossa melhor atitude em cada jogo para buscar o resultado. Mancini trabalhou muito bem durante muito tempo. Esse time no ano passado, no segundo semestre foi muito bem e se classificou para a Sul-Americana. Temos que aproveitar [o que tem de bom] e melhorar [o restante]”, Fabián Bustos, novo técnico do América.

“É um confronto direto, jogo de seis pontos. Sabemos o quanto é difícil jogar lá. Acompanho time deles, um time muito bom. No entanto, temos totais condições de conquistar a vitória fora de casa. Precisamos focar na Série A e sair o mais rápido possível da parte de baixo da tabela”, Bruno Melo, zagueiro do Goiás. 

América x Goiás: arbitragem

  • Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
  • Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
  • VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa)
Compartilhe
google-news-logo