
A esperança é a última que morre, diz o ditado popular. No entanto, os números mostram que acreditar numa reviravolta do América no Campeonato Brasileiro está cada vez mais difícil. De acordo com o site “Probabilidades no futebol”, da UFMG, o Coelho tem pouco mais de 10% de chance de permanecer na divisão de elite.
Conforme a página, a probabilidade de o América ser rebaixado é de 89,3%. A situação piorou depois da derrota para o Goiás, por 1 a 0, nesse domingo (13/8), no Independência, pela 19ª rodada da Série A.
Vale destacar, porém, que o Coelho ainda não fechou o primeiro turno do Brasileiro. O time tem um jogo pendente de marcação pela CBF – o confronto com o Vasco, em casa, pela 15ª rodada, que foi adiado em julho.
Curiosamente, essa partida envolve outro clube desesperado na competição. Enquanto o América é o lanterna, com 10 pontos, o Vasco, é o penúltimo colocado, com 12 pontos.
Entretanto, antes de fechar o primeiro turno do Brasileiro, além de enfrentar o América em data que ainda será anunciada, o Vasco joga nesta segunda-feira (14/8), às 21h, pela 19ª rodada, contra o Bragantino, fora de casa.
Com uma vitória sobre o Bragantino, o time cruzmaltino pode subir para a 18ª colocação ultrapassando o Coritiba, que tem 14 pontos.
Fuga do rebaixamento
Nos últimos cinco anos, seis times que estavam na zona de rebaixamento faltando apenas um jogo para encerrar o primero turno, conseguiram escapar e não caíram para a Série B. Os recordistas da ‘reversão’ do quadro são o próprio América, e o Athletico-PR, que escaparam duas vezes.
O alviverde, nos últimos dois anos, figurou entre os quatro piores, mas alavancou a campanha na virada dos turnos – o que indica esperança para os torcedores.