O América não jogou mal durante boa parte do jogo, mas perdeu para o Fluminense por 3 a 1 neste sábado (19/8), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Felipe Azevedo abriu o placar para o Coelho, mas John Kennedy, Cano e Arias marcaram para virar o placar e afundar ainda mais o time mineiro na zona de rebaixamento.
Com o resultado, o América segue na última colocação, com apenas 10 pontos. Já o Fluminense subiu para o terceiro lugar e entrou no G4. O time carioca tem 34 pontos.
Durante a semana, o América dá uma pausa na disputa no Brasileiro para focar suas energias na disputa da Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (24/8), às 19h, o Coelho recebe o Fortaleza, no Independência, pela partida de ida das quartas de final da competição. Pela Série A, só volta a campo no domingo (27/8), às 16h, diante do Bahia, também no Horto.
O Fluminense, por sua vez, redireciona o foco para a Copa Libertadores. Também na quinta-feira, às 21h30, enfrenta o Olimpia em casa pela ida das quartas de final do torneio. Pelo Brasileiro, volta a campo no domingo (27/8), às 18h30, para enfrentar o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba.
Primeiro tempo
Num primeiro tempo chuvoso, o jogo ficou marcado pela boa atitude defensiva do América e pela dificuldade de criação e transição do Fluminense. Defendendo-se bem e sem oferecer muitos espaços ao adversário, o Coelho não deixou de ir ao ataque. No entanto, não levou tanto perigo nos minutos iniciais.
O Fluminense, por sua vez, pecou muito ao explorar jogadas individuais e bolas levantadas na área. Quando explorou jogadas trabalhadas em coletivo, chegou com perigo.
O bom posicionamento defensivo do time mineiro foi importante em jogada perigosa do Fluminense já aos 38 minutos. Em lance individual de Lima, Maidana chegou para salvar quase em cima da linha o que seria o gol do time carioca – a bola já havia passado até mesmo pelo goleiro americano.
Mesmo com dificuldades, o Fluminense manteve a maior posse de bola durante todo o primeiro tempo. No entanto, foi o América que teve a melhor chance do jogo na etapa inicial. Aos 43 minutos, Fábio errou a saída de bola, e Mastriani ficou com ela. Mas o atacante americano tirou demais da defesa que fechava a área e perdeu a chance de abrir o placar com o gol vazio.
Gols e vira-vira no Maracanã
O Fluminense voltou para o segundo tempo com mudanças, inclusive no ataque. O jogo seguiu a mesma configuração da primeira etapa até os 6 minutos, quando o América abriu o placar.
Em boa jogada, Mastriani puxou o contra-ataque e abriu o lance para a direita, com Varanda, que cruzou para a área. Felipe Azevedo apareceu livre e, de primeira, chutou para o fundo das redes para fazer 1 a 0 para o Coelho.
No entanto, a alegria não durou muito. John Kennedy, que saiu do banco de reservas no intervalo para reforçar o ataque carioca, deixou tudo igual aos 13 minutos da etapa final.
A virada veio logo depois, aos 19 minutos, com Cano. Ganso aproveitou o bate-rebate americano para lançar a bola para o argentino. O Coelho pecou em deixá-lo livre, e ele não perdoou: bateu para a meta americana e fez o vira-vira no Maracanã.
Fabián Bustos mexeu bastante na equipe na tentativa de retomar o equilíbrio da partida. Mas, sem sucesso. O Fluminense seguiu com maior posse de bola e aproveitou os erros americanos para levar perigo à meta rival. Do outro lado, o América até teve boas chances, mas esbarrou em Fábio.
No fim, ainda teve tempo para mais gol: o da tranquilidade carioca. Arias apareceu bem, dividiu com Maidana e ficou com a bola para chutar rasteiro e fechar o marcador para o Fluminense.
Capitão na história
Apesar da derrota, o duelo ficará marcado na história do volante Juninho. Diante do Fluminense, o capitão americano completou 373 partidas pelo Coelho e se tornou o jogador que mais vezes vestiu a camisa do América.
Fluminense 3 x 1 América
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli – intervalo) e Marcelo (Diogo Barbosa – 12′); André, Lima (John Kennedy – intervalo) e Ganso (Marlon – 36’/2T); Arias, Keno (Lucas Fernandéz 36’/2T) e Cano.
Técnico: Fernando Diniz
América
Matheus Cavichioli; Marcinho, Maidana, Burgos e Danilo Avelar (Marlon – 24’/2T); Javier Méndez (Alê – 32’/2T), Juninho e Martinez; Rodrigo Varanda (Everaldo – 17’/2T), Felipe Azevedo (Pedrinho – 24’/2T) e Mastriani (Mikael – 24’/2T).
Técnico: Fabián Bustos
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, 19 de agosto de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Gols: John Kennedy (Fluminense – 13’/2T), Cano (Fluminense – 19’/2T) e Arias (44’/2T); Felipe Azevedo (América – 6’/2T)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Arias (Fluminense) e Everaldo (América)
Público: 35.562 presentes/33.053 pagantes
Renda: R$ 1.422.898,00