O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) disse torcer pela permanência do América na Série A do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (28/8). O político esteve em Belo Horizonte para receber o título de cidadão honorário de Minas Gerais. Durante discurso na Assembléia Legislativa, ele mencionou o time mineiro.
“(Trabalhava de) domingo a domingo. Raramente tinha algumas horas de folga. E essas poucas horas eram para ver o meu time de futebol na televisão”, disse o ex-presidente.
Em seguida, ele fez um panorama da Raposa e do Coelho: “O Cruzeiro retornou e está fazendo um bom papel na Primeira Divisão. Retornou ao local de onde não deveria ter saído. Se bem que, agora, eu estou torcendo é para que o Coelho não caia. Uma missão muito difícil, mas vamos fazer a nossa parte”.
América no Campeonato Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o América vive situação complicada. É o lanterna da competição, com apenas 13 pontos em 60 disputados. Em 20 jogos, venceu três, empatou quatro e perdeu 13.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem 85,7% de chance de ser rebaixado à Série B.
Para se salvar, o América precisa buscar os 45 pontos – considerado o número de segurança. A pontuação, entretanto, pode ser menor, já que, desde a edição de 2014, o ‘número mágico’ foi mais que suficiente para permanecer na elite.
De qualquer forma, a missão não é simples. Para somar 32 pontos, é necessário um aproveitamento de 59% no restante do torneio.
Próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro
O próximo compromisso do América pelo Campeonato Brasileiro é contra o Santos. O jogo será disputado no Independência, no próximo domingo (3/9), a partir das 18h30.
Sul-Americana
Durante a semana, outra tarefa complicada: reverter o placar na Sul-Americana. Para se classificar à semifinal sem a necessidade de disputar pênaltis, o Coelho deve vencer o Fortaleza por três gols de diferença.
O jogo está marcado para quinta-feira (31/8), às 19h, no Castelão.
Na última quarta-feira (24/8), o Coelho perdeu de 3 a 1 para o Fortaleza, em casa, pelas quartas de final.