O argentino Fabián Bustos reencontrará o Santos, neste domingo (3/9), às 18h30, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico do América tem imbróglio na Justiça com o Peixe por quebra de contrato na época em que deixou o clube paulista.
A última partida de Bustos sob o comando do alvinegro praiano foi em 7 de junho de 2022. Na ocasião, o Santos foi eliminado da Copa Sul-Americana nos pênaltis para o Deportivo Táchira. A queda no torneio foi a ‘gota d´água’ para que a diretoria tomasse a decisão de demiti-lo.
O trabalho no time paulista foi abaixo do esperado – já que o argentino chegou ao Brasil com expectativa em razão do desempenho pelo Barcelona de Guayaquil. Ao todo, Bustos esteve à frente da equipe em 29 jogos – foram oito vitórias, 12 empates e nove derrotas.
Após a saída do Peixe, o técnico entrou com uma ação na Fifa para cobrar o Santos pela ruptura de contrato e direitos de imagens. Em março deste ano, a entidade condenou o clube a pagar 1,285 milhão de dólares (cerca de R$ 6,78 milhões) para o treinador. Contudo, o alvinegro recorreu a decisão, mas o caso ainda não foi julgado.
Em contrato, o Santos tinha cláusula que previa a demissão sem o pagamento de multa rescisória. Porém, para oficializar a saída do técnico sem desembolsar nenhum valor, o clube teria que fazer notificação judicial. Por sua vez, o argentino alega que houve apenas um aviso verbal.
Time modificado
Dos 11 titulares que estiveram sob o comando de Bustos no empate diante do Deportivo Táchira, em 2022, apenas dois começaram a partida contra o Atlético, pela 21ª rodada do Brasileiro, no último domingo (27/8).
Velhos conhecidos de Bustos, o goleiro João Paulo e o atacante Marcos Leonardo são peças de confiança do técnico Diego Aguirre e continuam na titularidade do Peixe.
Situação no Brasileiro
O confronto entre os times é uma briga direta na luta contra o rebaixamento. Tanto o Santos quanto o América vivem momento difícil no Brasileiro. O alvinegro está na 17ª posição, com 21 pontos, enquanto o Coelho ocupa a lanterna, com 13.
O alviverde busca reação imediata para espantar o fantasma da Série B e evitar o sétimo rebaixamento. O time quebrou jejum na rodada passada ao vencer o São Paulo por 2 a 1, após uma sequência de onze jogos sem vitórias.