CAMPEONATO BRASILEIRO

América é superior, vence o Santos e deixa lanterna do Brasileiro

América vence o Santos por 2 a 0, neste domingo (3/9), no Independência, e diminui a crise ao deixar a última colocação do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Em confronto direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o América demonstrou superioridade e venceu o Santos por 2 a 0, neste domingo (3/9), no Independência, pela 22ª rodada. Com o resultado, deixou a lanterna da competição. Em noite de desorganização da equipe santista, o Coelho não perdoou e conquistou o segundo triunfo seguido.

O alviverde chegou a 16 pontos na classificação, subindo uma posição. Já o Peixe continua na 17ª colocação, com 21.

O América abriu o placar ainda no primeiro tempo. Varanda marcou com direito a tabela bem orquestrada com Felipe Azevedo. Na segunda etapa, Juninho ampliou de cabeça.

O alviverde finalmente respira no campeonato. Pressionado e até então amargando a última colocação, com a vitória sobre o Santos, diminuiu a crise e passou a lanterna para o Coritiba – que teve o jogo da rodada, contra o São Paulo, adiado.

O time mineiro foi superior durante os dois tempos e arriscou mais vezes ao gol – foram sete finalizações certas. O Peixe, mesmo com maior posse de bola (64% a 36%), ficou concentrado em se defender, mas ainda assim deu espaço para que o Coelho explorasse bem o meio-campo.

Próximo jogo

Agora, as equipes terão um período longo de ‘folga’ até a próxima partida, em razão da data Fifa. O próximo compromisso do América será contra o Cuiabá, em 15 de setembro (sexta-feira), às 20h, na Arena Pantanal, pela 24ª rodada do Brasileiro. 

Já o Santos encara o Cruzeiro, em 14 de setembro (quinta-feira), às 19h, na Vila Belmiro, também pela 23ª rodada.

América é superior

A partida começou em ritmo lento. Os times apostaram na troca de passes para construir jogadas. No entanto, ambos encontraram dificuldade na criação, ficando travados. 

O Coelho teve a melhor chance primeiro, com Mateus Henrique, mas a bola foi para fora. Já o Peixe deu o primeiro chute a gol apenas aos 18 minutos e obrigou Cavichioli a trabalhar – o goleiro fez a defesa e afastou o perigo. 

Com uma formação sem os pontas, Rodrigo Varanda e Felipe Azevedo formaram dupla de ataque e foram os encarregados por conduzir e dar ritmo às jogadas ofensivas. Deu resultado.

Após tiro de meta cobrado por Cavichioli, Rodrigo Varanda brigou no ‘ombro a ombro’ com Rodrigo Fernández, ganhou e tocou para Felipe Azevedo, que avançava pelo lado esquerdo. O camisa 11 devolveu em tabela bem orquestrada, e Varanda mandou para o fundo das redes: 1 a 0.

Apesar da maior posse de bola, o Santos teve problemas nas transições e não conseguiu dar sequência às jogadas, sendo frequentemente desarmado. O América, por sua vez, se aproximou mais da meta adversária. Felipe Azevedo teve duas boas chances, mas desperdiçou uma delas e na outra parou em João Paulo. 

No fim do primeiro tempo, o Santos teve seu melhor momento em oportunidade com Marcos Leonardo. O atacante chegava para cabecear na pequena área, mas pegou de mal jeito, e a bola foi para fora.

América amplia

O América voltou com a mesma postura e aproveitou posicionamento ruim da defesa santista para ampliar o placar. Em jogada que começou pelo lado esquerdo, Mateus Henrique recebeu na direita, cruzou para a área e achou Juninho. O capitão infiltrou na zaga e cabeceou: 2 a 0.

O técnico Fabián Bustos promoveu mudanças. Breno e Rodrigo Varanda deram lugar a Cazares e Renato Kayzer, respectivamente, que estrearam com a camisa do Coelho.

Enquanto o Santos tinha pouco poder ofensivo, sem criar chances, o América buscava por mais. Rodriguinho arriscou chute de fora da área após jogada de Juninho, mas carimbou a trave.

No fim, o venezuelano Soteldo – que voltava ao Peixe após se recuperar de lesão no tornozelo esquerdo – foi advertido com cartão amarelo após reclamação e seguiu gesticulando para o árbitro, que aplicou outra advertência e o expulsou. O jogador será baixa contra o Cruzeiro, na próxima rodada.

Os três pontos conquistados pelo Coelho dão ânimo para a sequência do campeonato. O principal objetivo do clube é permanecer na Série A, por isso, a somatória contra times da zona de rebaixamento são valiosos na briga pela escalada na classificação.

AMÉRICA 2 X 0 SANTOS

América

Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Júlio aos 29 do 2T), Iago Maidana, Ricardo Silva, Danilo Avelar; Rodriguinho, Juninho, Breno (Cazares aos 19 do 2T), Martínez; Felipe Azevedo (Javier Méndez aos 15 do 2T) e Rodrigo Varanda (Renato Kayzer aos 19 do 2T)

Técnico: Fabián Bustos

Santos

João Paulo; Joaquim (Soteldo aos 14 do 2T), Basso, Alex Nascimento, Dodô; Rodrigo Fernández (Júnior Caiçara, no intervalo), Tomás Rincón, Jean Lucas; Lucas Lima (Julio Furch aos 14 do 2T), Mendoza (Weslley Patati aos 34 do 2T) e Marcos Leonardo

Técnico: Diego Aguirre

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Independência, em Belo Horizonte

Gols: Rodrigo Varanda aos 28 do 1T, Juninho aos 9 do 2T

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Michael Stanislau (RS)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Cartões amarelos: Rincón, Mendoza, Jean Lucas, Javier Méndez

Cartão vermelho: Soteldo

Público: 3.654

Renda: R$52.950,00

Compartilhe