O América precisar entrar com força máxima nas partidas restantes do Campeonato Brasileiro para escapar do rebaixamento. Para isso, o Coelho precisa ter cautela, já que a lista de pendurados soma sete jogadores.
O zagueiro Maidana, o lateral-esquerdo Danilo Avelar, os meio-campistas Alê e Martínez e os atacantes Renato Marques, Martínez, Everaldo e Paulinho Bóia acumulam dois cartões amarelos.
Três dessa lista têm jogado com frequência sob o comando do técnico Fabián Bustos – Maidana, Avelar e Martínez. Assim, perder algum deles pode interferir na tentativa de o clube buscar a terceira vitória consecutiva na competição.
Situação do América no Brasileiro
O América ocupa a 19ª posição no Campeonato Brasileiro, com apenas 16 pontos. Ao todo, soma quatro vitórias, quatro empates e 13 derrotas. A situação só não é pior que a do Coritiba, lanterna do torneio, com 14 pontos.
Depois da pausa para a data Fifa, o Coelho volta a competir na Série A engatado numa sequência de duas vitórias consecutivas, contra São Paulo (2 a 1) e Santos (2 a 0). Os confrontos, entretanto, não são simples.
O próximo compromisso é com o Cuiabá, na Arena Pantanal. O time mato-grossense é o 10º colocado e já flertou com o G4 no primeiro turno.
Depois, o América vai receber o Bragantino no Independência. O Massa Bruta também está na primeira metade da tabela – é o sexto.
Na sequência, a verdadeira disputa direta. Também no Independência, o Coelho encara o Vasco, companheiro na zona de rebaixamento, em jogo atrasado da 15ª rodada.
Em seguida há o clássico contra o Cruzeiro, no Mineirão. Um confronto quase direto, já que a Raposa ocupa a 12ª posição e parte do mesmo pressuposto: não cair para a Série B.
Próximos quatro jogos do América
- Cuiabá x América – 15/9 – Arena Pantanal, Cuiabá;
- América x Bragantino – 19/9 – Independência, Belo Horizonte;
- América x Vasco – 25/9 – Independência, Belo Horizonte;
- Cruzeiro x América – 30/9 – Mineirão, Belo Horizonte.
Nos próximos quatro jogos, o fator casa pode ser decisivo. O América vai jogar no Independência duas vezes. Depois, poupa esforço e tempo de viagem para o clássico mineiro no Gigante da Pampulha.