O América teve tudo para emplacar a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro ao abrir 2 a 0 sobre o Cuiabá, porém pecou pela desatenção na defesa e viu o adversário fazer 2 a 2 ainda no primeiro tempo. As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (15/9), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coelho foi a 17 pontos e se manteve na vice-lanterna, enquanto o Dourado ficou em 10º, com 29.
Rodriguinho e Felipe Azevedo fizeram 2 a 0 para o América, que se mostrou amplamente superior nos primeiros 30 minutos. O Cuiabá diminuiu com Deyverson, de pênalti, e empatou em finalização de Wellington Silva. Ambos os lances tiveram participação de Emmanuel Martínez, meio-campista do Coelho: no primeiro, ele cometeu a infração na grande área ao tentar ajeitar a bola no peito; no segundo, descuidou-se por fração de segundos e perdeu a posse da redonda para o atacante do Dourado.
No fim, o placar foi melhor para o Cuiabá, que ganhou uma posição na classificação e quebrou a série de quatro derrotas consecutivas. Já o América deixou o campo com sentimento de frustração pelo fato de ter controlado bem o confronto até sofrer o primeiro gol do time de Mato Grosso.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Bragantino, na terça-feira (19/9), às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Cuiabá pega o Atlético, no dia 23 de setembro (sábado), às 21h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, também pela 24ª rodada.
Primeiro tempo intenso
O América começou bem a partida e se preocupou em manter a posse de bola em busca de boas oportunidades. Com alta intensidade, a equipe rondou o campo ofensivo na tentativa de caprichar no último passe.
Por sua vez, o Cuiabá, que estava focado na marcação, errou muitos passes no meio-campo e não conseguiu progredir com sucesso. O Coelho aproveitou.
Responsável por armar as jogadas, Juninho avançou pelo lado direito e tocou para Matheus Henrique, que lançou para a área. Em bate-rebate no alto, a bola sobrou para Rodriguinho, um pouco mais atrás e livre pela esquerda. O atacante chutou firme para abrir o placar aos 10 minutos: 1 a 0.
Em vantagem, o alviverde abriu mão da posse e bola e passou a explorar os contra-ataques. O segundo gol veio aos 31, com Felipe Azevedo. Acionado por Martínez, o camisa 11 levou a bola da esquerda para o meio, livrou-se dos marcadores e chutou forte de pé direito: 2 a 0.
Só que o placar confortável durou pouco. Aos 33, Martínez, do América, dominou a bola no peito e, ao tentar afastá-la da grande área, atingiu Deyverson com um chute na perna. O árbitro Bruno Arleu de Araújo deu pênalti. Deyverson cobrou no lado direito e diminuiu para o Cuiabá: 2 a 1.
Aos 40, o Dourado contou com mais uma falha americana para alcançar o empate. Martínez bobeu ao tentar dar passe para trás e perdeu para Wellington Silva, que interceptou a bola e arrematou cruzado sem chances para Cavichioli: 2 a 2.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou para o segundo tempo com maior posse de bola e chegou mais perto da meta adversária. Já o Coelho baixou suas linhas e não conseguiu emplacar boas oportunidades.
Em um dos ataques perigosos do Cuiabá, Deyverson tocou de letra para Ceppelini, que pegou de primeira e bateu colocado. Cavichioli se esticou e impediu a virada.
O América se complicou ainda mais no confronto ao perder Danilo Avelar por expulsão. O lateral-esquerdo acertou a cabeça de Matheus Alexandre com um chute e tomou o cartão vermelho direto.
Com um a mais, o Cuiabá ganhou mais espaço e só não buscou a virada que seria história porque Matheus Cavichioli fechou a meta do América e ajudou o time a somar um ponto fora de casa.
CUIABÁ 2 X 2 AMÉRICA
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Empereur e Rikelme; Fernando Sobral (Denilson, aos 38 do 1T), Filipe Augusto (Ceppelini, aos 18 do 2T) e Raniele (Isidro Pitta, aos 36 do 2T); Clayson (Derik Lacerda, aos 18 do 2T), Wellington Silva (Jonathan Cafu, aos 36 do 2T) e Deyverson. Técnico: António Oliveira
América
Cavichioli; Mateus Henrique (Daniel Borges, aos 47 do 2T), Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Breno (Rodrigo Varanda, aos 23 do 2T), Juninho e Martínez (Cazares, aos 33 do 2T); Rodriguinho, Felipe Azevedo (Éder, aos 23 do 2T) e Mastriani (Alê, aos 33 do 2T. Técnico: Fabián Bustos
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pantanal, no Mato Grosso
Gols: Rodriguinho aos 10 do 1T, Felipe Azevedo aos 31 do 1T, Deyverson aos 34 do 1T, Wellington Silva aos 40 do 1T
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM – Fifa)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Rodriguinho, Danilo Avelar, Filipe Augusto, Felipe Azevedo, Rodrigo Varanda (América)
Cartão vermelho: Danilo Avelar