Com o empate de gosto amargo diante do Cuiabá, o América atingiu a maior sequência sem derrota no Campeonato Brasileiro. Na luta para escapar do rebaixamento à Segunda Divisão, o Coelho chegou a três jogos de invencibilidade na Série A. No entanto, a situação segue complicada para a equipe de Belo Horizonte.
Em partida pela 23ª rodada do Brasileirão, nessa sexta-feira (15/9), o América visitou o Cuiabá na Arena Pantanal e abriu 2 a 0 de vantagem no primeiro tempo, com gols de Rodriguinho e Felipe Azevedo. A equipe da casa contou com erros individuais de Emmanuel Martínez para empatar ainda na primeira etapa, com Deyverson e Wellington Silva.
Antes do empate por 2 a 0, o América demonstrou reação no Campeonato Brasileiro com duas vitórias seguidas – São Paulo (2 a 1) e Santos (2 a 0), no Independência. Anteriormente, na melhor sequência até então, o time ficou dois jogos sem perder na competição, com o triunfo sobre o Corinthians (2 a 0) e o empate com o Athletico-PR (2 a 2), ambos em casa, pelas rodadas 9 e 10.
Nesta edição do Brasileiro, o América ficou longos períodos sem vitória. Nas seis partidas iniciais, foram cinco derrotas e um empate. E a pior sequência negativa durou dez jogos, entre a 10ª e a 20ª rodada, com sete reveses na lista.
Na opinião do técnico Fabián Bustos, apesar das circunstâncias do empate, o ponto fora de casa contribui para a confiança do elenco na briga contra o rebaixamento.
“Tomamos gol por desconcentração pontual. Se não tomássemos, estava controlado. Se terminasse 2 a 0, seria outra partida. Acredito que a sequência positiva não nos deixa cair mentalmente. Vamos manter a equipe com intensidade, temos dois jogos importantes em casa e vamos fazer com que esse ponto seja valioso”, avaliou.
Próximo desafio do Coelho
O América volta a campo para enfrentar o Bragantino, na terça-feira (19/9), às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Coelho é o vice-lanterna do Brasileiro, com 17 pontos. O time de Belo Horizonte tem apenas quatro vitórias na competição, além de cinco empates e 13 derrotas em 22 partidas disputadas. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o América tem 81.8% de probabilidade de rebaixamento.
Melhor sequência do América no Brasileiro
- Cuiabá 2 x 2 América – 23ª rodada
- América 2 x 0 Santos – 22ª rodada
- América 2 x 1 São Paulo – 21ª rodada
Pior sequência do América no Brasileiro
- Fluminense 3 x 1 América – 20ª rodada
- América 0 x 1 Goiás – 19ª rodada
- Bahia 3 x 1 América – 18ª rodada
- América 1 x 4 Palmeiras – 17ª rodada
- Flamengo 1 x 1 América – 16ª rodada
- *América x Vasco – 15ª rodada (jogo adiado para 23/9)
- Coritiba 3 x 1 América – 14ª rodada
- Atlético 2 x 2 América – 13ª rodada
- América 1 x 2 Internacional – 12ª rodada
- Grêmio 3 x 1 América – 11ª rodada
- América 2 x 2 Athletico-PR – 10ª rodada
Segunda pior sequência do América no Brasileiro
- América 0 x 4 Cruzeiro – 6ª rodada
- Bragantino 2 x 2 América – 5ª rodada
- América 1 x 2 Cuiabá – 4ª rodada
- Santos 3 x 2 América – 3ª rodada
- São Paulo 3 x 0 América – 2ª rodada
- América 0 x 3 Fluminense – 1ª rodada