Na dura briga contra o rebaixamento, o América terá três desfalques diante do Cruzeiro, pela 25ª rodada do Brasileiro, em 1º de outubro (domingo), às 16h, no Mineirão. Na derrota por 1 a 0 para o Vasco, o zagueiro Maidana e o atacante Felipe Azevedo foram expulsos, enquanto o meio-campista Martinez recebeu o terceiro cartão amarelo.
Nesta segunda-feira (25/9), o Coelho dominou o Vasco no primeiro tempo do jogo atrasado da 15ª rodada do Brasileiro. No entanto, a expulsão de Maidana, nos acréscimos da etapa inicial, mudou o cenário da partida. Aos 48 minutos, o árbitro Ramon Abatti consultou o VAR, viu cotovelada do zagueiro no atacante vascaíno Pablo Vegetti e tirou o vermelho do bolso.
Também na primeira etapa, Martínez foi advertido aos 34 minutos. O meio-campista argentino já havia recebido dois amarelos anteriores no torneio: o primeiro na derrota para o Coritiba, por 3 a 1, e o segundo na vitória sobre o São Paulo, por 2 a 1.
Por causa da desvantagem numérica, o Coelho voltou do intervalo recuado, com a missão de não levar gol. O tempo acrescido foi decisivo mais uma vez. Para apreensão do América e alívio do Vasco, Jair abriu o placar aos 47 minutos.
Substituído, Felipe Azevedo se exaltou no banco de reservas contra as marcações da arbitragem e, já no fim do jogo, também tomou o cartão vermelho.
Desta forma, o técnico Fabián Bustos precisará pensar em alternativas para suprir a ausência dos três titulares no clássico.
Situação do América no Brasileiro
A derrota deixou a situação do América dramática na Série A. Atualmente, o Coelho é o 19º colocado, com 17 pontos – nove de distância do 16º Goiás.
Na tentativa de alcançar os 45 pontos – considerados suficientes para a permanência – e não cair para a Série B, o América precisa conquistar 28 em 42 possíveis ao longo de 14 partidas restantes (66,66% de aproveitamento).
Cruzeiro x América
Cruzeiro e América se enfrentam no domingo (1/10), às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileiro. A Raposa ocupa a 12ª posição na tabela, com 29 pontos, figurando no momento no pelotão de classificação à Copa Sul-Americana.