O América levou gol do Vasco no fim e perdeu por 1 a 0, nesta segunda-feira (25/9), no Independência, em jogo adiado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Melhor na primeira etapa, o Coelho se complicou a partir da expulsão de Iago Maidana, passou a ser a pressionado no segundo tempo e viu a situação no Brasileiro se complicar ainda mais após Jair marcar o gol da ‘salvação’ do time carioca.
Com o resultado, o Coelho se manteve na vice-lanterna, com 17 pontos – agora a nove de distância do próprio Vasco, que deixou o Z4 com a vitória e alcançou 26.
O América dominou a partida na primeira etapa e demonstrou intensidade dentro de campo, mas não conseguiu coroar a boa atuação com um gol. Superior ao Vasco, o time finalizou 14 vezes, contra nenhuma dos cariocas.
O cenário mudou completamente com a expulsão do zagueiro Iago Maidana por cotovelada em Pablo Vegetti. Com isso, o cruz-maltino teve mais oportunidades e mudou a formação na intenção de pressionar para aproveitar o espaço deixado pelo Coelho.
Próximos jogos
O América volta a campo no domingo, dia 1° de outubro, para enfrentar o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No mesmo dia e horário, também na 25ª rodada, o Vasco pega o Santos, na Vila Belmiro.
América dominante
Apesar de o Vasco ter controlado a posse de bola no início, o América utilizou os atacantes para pressionar a saída adversária e conseguiu as melhores chances. O time finalizou duas vezes com perigo – uma de fora da área, com Martínez, e outra com Maidana, dentro da pequena área, após escanteio.
O cruz-maltino teve dificuldade para impor ritmo. A equipe não conseguiu criar jogadas que resultassem em boas oportunidades e não finalizou nenhuma vez no primeiro tempo. Os cruzamentos não funcionaram e os atacantes ficaram apagados.
Com uma linha de cinco defensores, o Coelho investiu na marcação e não cedeu espaço aos cariocas. Melhor na partida, o time mineiro foi intenso e teve atitude, mas parou em Léo Jardim, que fez defesas ‘milagrosas’ em chutes de Martínez e Varanda e contou com a sorte em uma bola na trave.
Apesar do total protagonismo do América, o fim da primeira etapa trouxe vantagem para o Vasco. Em lance pela lateral, o zagueiro Maidana acertou cotovelada no rosto de Pablo Vegetti. Avisado pelo VAR, o árbitro consultou o monitor de vídeo na beira de campo e expulsou o zagueiro com cartão vermelho direto.
Vasco marca no fim
Com um homem a mais em campo, o Vasco voltou do vestiário com outro comportamento. Logo no início, mostrou mais intensidade para aproveitar a vantagem numérica.
O América foi obrigado a mudar a formação tática. A linha defensiva passou a contar com quatro jogadores, sendo que o capitão, Juninho, recuou e ocupou a lateral. Mesmo assim, com o novo desenho, o Coelho não se acanhou e continuou imponente.
O cruz-maltino, contudo, cresceu no confronto. Diferentemente da primeira etapa, teve domínio e impôs ritmo. O time produziu as melhores oportunidades e pressionou o América, que se concentrou na marcação para segurar os rivais e evitar sair atrás no placar.
Nos minutos finais, o Coelho deu sinais de cansaço e tomou sustos do Vasco. O objetivo passou a ser segurar o empate, mas o time falhou no fim da partida e deixou o ponto escapar. Após cobrança de falta, Paulinho cruzou na primeira trave, e Jair, como elemento surpresa, desviou de calcanhar para fazer 1 a 0.
AMÉRICA 0X1 VASCO
América
Matheus Cavichioli; Burgos, Iago Maidana, Ricardo Silva e Nicolas (Marlon aos 31 do 2T); Juninho, Breno (Cazares aos 28 do 2T), Martínez; Felipe Azevedo (Éder aos 18 do 2T), Rodrigo Varanda (Javier Méndez aos 18 do 2T) e Mastriani (Pedrinho aos 28 do 2T). Técnico: Fabián Bustos
Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez (Marlon Gomes aos 29 do 2T), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair aos 14 do 2T), Praxedes (Sebástian, no intervalo), Paulinho e Payet (Gabriel Pec, no intervalo); Rossi (Serginho aos 14 do 2T) e Pablo Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro (jogo adiado)
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Gol: Jair, aos 47 do 2T (Vasco)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (FIFA/BA) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Marcelo Rogerio (SP)
Cartões amarelos: Martínez, Javier Méndez (América); Lucas Píton, Serginho (Vasco)
Cartões vermelhos: Iago Maidana, Felipe Azevedo (América)
Público: 8.498
Renda: R$302.038,00