AMÉRICA

América vê Vasco sair do Z4 e eleva chance de rebaixamento; veja números

Com derrota para o Vasco, América complicou ainda mais situação no Brasileiro e vê risco de rebaixamento aumentar
Foto do autor
Compartilhe

A noite que poderia representar um respiro para o América no Campeonato Brasileiro acabou em frustração. Com a derrota para o Vasco por 1 a 0, nessa segunda-feira (25/9), no Independência, o time viu o cruz-maltino, rival direito na briga contra o rebaixamento, deixar o Z4. Além disso, complicou-se na tabela e elevou a chance de queda à Série B.

O confronto diante da equipe carioca era extremamente valioso para os dois lados. O principal objetivo do América na temporada é se manter na Série A. Contudo, o time vê a meta indo por água abaixo após insucessos e amarga no Z4 desde o início da competição.

Com a derrota para o Vasco, o Coelho permanece na vice-lanterna, com 17 pontos – nove de distância do Goiás, que tem 26 e é o primeiro fora da zona da degola.

De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 94,5% de chance de cair à Segunda Divisão. Já o cruz-maltino se distanciou do fundo do poço e passou a ter 23,3% de risco de queda.

Aproveitamento ruim

Na 16ª rodada da Série A, o América era o vice-lanterna, com 10 pontos, enquanto o Vasco ocupava a última posição na tabela do Brasileiro, com nove. Contudo, a ‘virada de chave’ aconteceu para apenas um dos times.

A reação vascaína começou na 17ª rodada, quando venceu o Grêmio por 1 a 0. Em contrapartida, o Coelho viveu duro golpe fora de casa com derrota para o Bahia, também adversário direto na parte de baixo. Na ocasião, o técnico Vagner Mancini foi demitido.

Desde então, o cruz-maltino foi escalando a tabela – ao passo que o América permaneceu no lugar. Nas rodadas seguintes, em 24 pontos possíveis, o Vasco conquistou 17 (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Um aproveitamento de 70%. A campanha de recuperação coroou o time carioca com a fuga do Z4 e celebrou as pazes com a torcida.

Já o Coelho contabilizou apenas sete pontos em 24 – cinco derrotas, duas vitórias e um empate. Um aproveitamento de 29%. O cenário evidencia a falta de reação do time mineiro, que está afundado na degola e deixa o torcedor insatisfeito.

Próximos compromissos

Apesar de a Série B estar cada vez mais próxima, o América ainda não jogou a toalha. O time busca recuperação no campeonato e encara os compromissos restantes como ‘finais’. O Coelho volta a campo para enfrentar o Cruzeiro, no domingo, dia 1° de outubro, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileiro.

Compartilhe