AMÉRICA

A coincidência que assombra o América no Campeonato Brasileiro

Próximo confronto do América é fora de casa; equipe encara o Fortaleza, no domingo, dia 8 de outubro, às 18h30, no Castelão
Foto do autor
Compartilhe

O “fantasma” do rebaixamento assombra o América, que está na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos. Em busca de reação, o próximo confronto da equipe é fora de casa. Os números longe do Horto escancaram ‘fraqueza’, além de coincidência envolvendo ano de queda à Série B.

Neste ano, pelo Brasileiro, o América ainda não venceu fora de casa. Em 12 jogos, são sete derrotas e cinco empates – o que representa um aproveitamento de 13,8%.

A coincidência desagradável é em relação a 2016. Naquele ano, o América caiu como lanterna, com 28 pontos somados. A equipe encerrou o Brasileiro sem vencer fora de casa. No total, foram 19 jogos – 15 derrotas e quatro empates. O aproveitamento longe de seus domínios foi de 7%.

Fato é que o América não vai igualar a campanha, porque já conquistou um empate a mais do que em 2016. No ano da queda, a essa altura da competição, o alviverde tinha pior desempenho. Na 24ª rodada, estava na lanterna, com 14 pontos.

A diferença chocante é no número de gols sofridos. Neste ano, o América levou 51 gols em 25 jogos disputados. Em 2016, na mesma quantidade de confrontos, o time havia sido vazado 38 vezes – na ocasião, terminou a competição com 58 gols contra.

Risco de rebaixamento

Mesmo após o empate com o Cruzeiro por 1 a 1, no domingo, no Mineirão, o América viu a probabilidade de rebaixamento aumentar. Agora, o risco, segundo o departamento de matemática UFMG é de 95,2%. A equipe está empatada com a mesma porcentagem com o Coritiba, atual lanterna do Brasileiro, com 17 pontos.

Para deixar o Z4, o Coelho ainda tem caminho longo. São nove pontos de diferença para o Goiás, primeiro time fora da zona da degola. O próximo compromisso do alviverde será contra o Fortaleza, no domingo, dia 8 de outubro, às 18h30, no Castelão.

Compartilhe