Campeonato Brasileiro

América leva virada do Fortaleza e cai para lanterna do Brasileiro

Coelho tem ótimo início, abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas peca pelos erros defensivos e acaba derrotado no Castelão
Foto do autor
Compartilhe

Em situação cada vez mais crítica, o América caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (8/10), o Coelho mostrou força no início da partida contra o Fortaleza, abriu dois gols de vantagem no Castelão, mas pecou nas falhas defensivas e acabou derrotado por 3 a 2, de virada.

Ainda no primeiro tempo, Mastriani marcou os dois gols do América. Lucero, Machuca e Bruno Pacheco decretaram a virada do Leão na partida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota em Fortaleza e a vitória do Coritiba sobre o Atlético, em Belo Horizonte, o América caiu da penúltima posição para a lanterna do Brasileiro. O Coelho segue com 18 pontos, dois a menos que o Coxa. O Fortaleza é o sexto colocado, com 42 pontos.

Na próxima rodada, o América enfrenta o líder Botafogo. Na luta contra o rebaixamento, a equipe do técnico Fabián Bustos volta a campo em 18 de outubro, às 18h, no Independência. No mesmo dia, o Fortaleza visita o Vasco em São Januário. As partidas serão após a paralisação para a Data Fifa.

O jogo

O América começou melhor a partida e ameaçou o Fortaleza em finalizações de Mastriani e Cazares. Não demorou muito até o Coelho abrir o placar no Castelão. Aos 15 minutos, Cazares finalizou dentro da área, e a bola tocou no braço de Brítez: pênalti. Mastriani foi para a cobrança, deslocou o goleiro João Ricardo e mandou no canto direito: 1 a 0.

Em rápida jogada de contra-ataque, o América aumentou a vantagem aos 22 minutos. Everaldo avançou pela ponta esquerda e serviu Mastriani. O centroavante bateu cruzado, com categoria, e acertou novamente o canto direito de João Ricardo: 2 a 0.

Recuado após o segundo gol, o América não resistiu à pressão do Fortaleza. Aos 30’, Zé Welison trocou passes com Tinga, aproveitou brecha na marcação de Cazares e cruzou para a área. Maidana não conseguiu afastar de cabeça, e Lucero completou para a rede: 2 a 1.

Uma nova falha defensiva do América gerou o empate do Leão. Aos 10 minutos do segundo tempo, Tinga fez longo lançamento para Lucero. Maidana tentou a antecipação, mas errou no corte. Thiago Galhardo ficou com a bola, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Machuca, que só completou: 2 a 2.

Mesmo fechado na intermediária, o América voltou a demonstrar a fragilidade defensiva, e a virada tricolor veio aos 22 minutos. O Fortaleza invadiu a área mineira com uma rápida troca de passes entre Bruno Pacheco, Caio Alexandre e Thiago Galhardo, responsável por mais uma assistência. Bruno Pacheco só tocou na saída de Aguerre: 3 a 2.

Fortaleza 3 x 2 América

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison (Thiago Galhardo, intervalo) e Pochettino (Calebe, 42′ /2ºT); Yago Pikachu (Pedro Augusto,32′ /2ºT), Lucero (João Lucas, 23′ /2ºT) e Guilherme (Machuca, intervalo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

América: Aguerre; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Rodriguinho (Javier Mendéz, 17′ /2ºT), Juninho, Martínez, Cazares (Wellington Paulista, 25′ /2ºT) e Nicolas (Marlon, 25′ /2ºT); Everaldo (Breno, 17′ /2ºT) e Mastriani (Adyson ,32′ /2ºT). Técnico: Fabián Bustos.

Gols: Mastriani, 17’/1ºT (0-1); Mastriani, 22’/1ºT (0-2); Lucero, 30’/1º|T (1-2); Machuca, 10’/2º|T (2-2); Bruno Pacheco, 22’/2º|T (3-2)

Cartões amarelos: Brítez, Machuca (Fortaleza); Ricardo Silva (América)

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 8/10/2023 (domingo)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa-AM) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

Compartilhe