O América não vive boa fase no Campeonato Brasileiro. Lanterna da competição com apenas 18 pontos, o Coelho já não tem mais rodadas atrasadas para recuperar pontos, se aproximando de 99% de chance de rebaixamento à Série B, segundo estimativas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com os dados, o América tem 98,2% de probabilidade de voltar a jogar a Segunda Divisão Nacional no próximo ano. Sem qualquer chance de título e classificação para a Libertadores (0,000%), o time mineiro ainda pode sonhar, em caso de escapar do rebaixamento, com a Sul-Americana. As chances são mínimas: 0,14%.
Leia também:
- Fazem falta! Os pontos que o América deixou escapar no Brasileiro
- América vai vender mandos contra Atlético e Flamengo? Presidente da SAF toma decisão
- Quanto o América pagou pelos destaques do time em 2023?
Campanha do América
Em 26 jogos, o América venceu apenas quatro vezes. Ao todo, foram ainda 16 derrotas e seis empates. No quesito gols: 29 feitos e 54 sofridos, uma das piores defesas do Campeonato Brasileiro ao lado do Coritiba.
Já são cinco partidas sem ganhar. A última vitória foi diante do Santos por 2 a 0, no início de setembro. Desde então, perdeu para Fortaleza, Vasco e Red Bull Bragantino; e empatou contra Cruzeiro e Cuiabá.
Em busca de evitar a queda, o América tem muitos desafios pela frente. Na quarta-feira (14/10), já enfrenta o primeiro deles: o líder Botafogo, na Arena Independência, em Belo Horizonte, a partir da 20h.