O América se aproximou ainda mais do rebaixamento à Série B ao perder para o Botafogo por 2 a 1, nesta quarta-feira (18/10), no Independência, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro fez jogo equilibrado contra o líder, porém não conseguiu somar ponto em casa.
Júnior Santos marcou os dois gols do Glorioso, que contou com maioria nas arquibancada mesmo estando em Belo Horizonte. Benítez balançou a rede para o Coelho em bela jogada individual sucedida de tabela com Mastriani.
Com o resultado, o América permanece na lanterna, com 18 pontos, enquanto o Botafogo chega a 58, aumentando para 12 a vantagem sobre o segundo colocado Bragantino.
A torcida do Botafogo foi grande aliada da equipe, pois cantou durante todo o jogo e aplaudiu muito a atuação dos jogadores alvinegros. Do outro lado, os americanos deixaram o estádio mais uma vez decepcionados.
Apesar da atuação digna nesta noite, o Coelho vem de bola de neve de maus resultados na Série A. São seis jogos sem vitória e 17 derrotas em 27 partidas. Cair para a Segunda Divisão parece apenas questão tempo, restando saber em qual momento da competição.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Corinthians, no domingo, dia 22 de outubro, às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Também pela 28ª rodada, o o Botafogo encara o Athletico-PR, no sábado, dia 21 de outubro, às 21h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Tudo igual no marcador
Apesar da maior posse de bola (68% a 32%), o Botafogo não conseguiu avançar com facilidade ao ataque. O jogo ficou bem travado no meio-campo, e o time carioca só começou a despontar a partir dos 15 minutos, quando desperdiçou boa chance com Victor Sá.
O América, por sua vez, começou apagado. A equipe mostrou muita dificuldade de fazer a transição para o campo de ataque. Com Benítez desempenhando papel de ponta e atuando mais pelo lado direito, o Coelho perdeu em qualidade de criação.
Aos 21 minutos da etapa inicial saiu o primeiro gol da partida. O lance começou em uma cobrança de escanteio do América, em que o Botafogo tomou a bola e armou o contragolpe. Tiquinho Soares avançou e tocou para Eduardo, que imediatamente lançou para Júnior Santos. O atacante recebeu na direita, driblou três defensores e abriu espaço para chutar no ângulo: 1 a 0.
Após sofrer o gol, o América reagiu. Contudo, parecia faltar sorte, pois os mineiros perderam duas chances incríveis. Na primeira, Felipe Azevedo chegou a driblar Lucas Perri, mas viu Di Plácido afastar em cima da linha. Na segunda, Benítez invadiu a grande área e carimbou o travessão – a bola tocou antes no pé do goleiro do Botafogo.
O respiro alviverde veio na jogada seguinte. Em grande jogada, Benítez conduziu pelo meio, driblou dois defensores do Botafogo e tabelou com Mastriani para sair cara a cara com Perri. O camisa 10 chutou rasteiro no cantinho para igualar: 1 a 1.
Botafogo na frente
O América chegou bem na primeira tentativa do segundo tempo com Nicolas, mas logo veio o banho de água fria. Em lance similar ao primeiro gol, Júnior Santos recebeu em boa posição na grande área, livrou-se de dois marcadores e ampliou: 2 a 1.
A torcida botafoguense, presente em peso no Horto, embalou o time. Já o América até levou perigo a Lucas Perri, mas deixou a desejar na finalização. Referência no ataque, Mastriani foi bem marcado e não conseguiu espaço para concluir a gol.
Por outro lado, o Coelho contou com Cazares, que entrou no lugar de Benítez, para tentar chegar com qualidade. A equipe retomou a posse de bola para se aproximar da meta adversária. Contudo, o Fogão se segurou como pôde para manter a vantagem.
No fim, com os botafoguenses cantando a todo vapor, Lucas Perri salvou chute de Cazares e arrancou suspiro da torcida. O América parecia incansável e disputou de igual para igual contra o líder, porém saiu mais uma vez de campo sem somar ponto.
AMÉRICA 1 X 2 BOTAFOGO
América: Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Rodriguinho aos 11 do 2T), Maidana, Ricardo Silva, Danilo Avelar (Alê, aos 19 do 2T) e Nicolas (Marlon, aos 11 do 2T); Martínez, Juninho e Benítez (Cazares, aos 19 do 2T); Felipe Azevedo (Renato Kayzer, aos 36 do 2T) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson (Philipe Sampaio, aos 18 do 2T), Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa, aos 18 do 2T) e Eduardo; Júnior Santos (Bastos, aos 35 do 2T), Victor Sá (Luis Henrique, aos 22 do 2T) e Tiquinho Soares (Diego Costa, aos 35 do 2T). Técnico: Lúcio Flávio
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: quarta-feira, 18 de outubro de 2023
Horário: 20h
Gols: Júnior Santos aos 21 do 1T e aos 4 do 2T, Benítez aos 38 do 1T
Cartões amarelos: Júnior Santos, Alê
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Lúcio Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Público: 6.230
Renda: 350.805,00